15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre predicado verbal e nominal

1. Jogo de Cartas: Predicado Verbal e Nominal

Crie um jogo de cartas onde cada carta contenha uma frase. Os alunos devem identificar se o predicado é verbal ou nominal. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a interação e a discussão sobre as características de cada tipo de predicado. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Texto: Histórias com Predicados

Pede-se aos alunos que escrevam uma história curta, utilizando exemplos de predicado verbal e nominal. Após a escrita, os alunos devem destacar os predicados utilizados. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Letras de Música

Escolha uma música conhecida e analise a letra com os alunos. Peça que identifiquem os predicados verbais e nominais presentes na canção. Essa atividade conecta a teoria com a prática, tornando o aprendizado mais significativo. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Frases em Duplas

Os alunos devem formar duplas e criar frases que contenham tanto predicados verbais quanto nominais. Em seguida, cada dupla apresenta suas frases para a turma, promovendo a troca de ideias e a correção coletiva. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Jogo da Memória: Predicados

Desenvolva um jogo da memória com cartas que contenham frases e suas respectivas classificações de predicado. Os alunos devem encontrar os pares corretos, estimulando a memorização e a identificação dos tipos de predicado. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Debate: Importância dos Predicados

Organize um debate em sala de aula sobre a importância dos predicados na construção do sentido das frases. Os alunos devem usar exemplos de predicados verbais e nominais para embasar seus argumentos. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Quadrinhos

Pede-se aos alunos que criem quadrinhos onde as falas dos personagens contenham predicados verbais e nominais. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação prática do conteúdo de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Análise de Textos Literários

Selecione um texto literário e peça aos alunos que identifiquem os predicados verbais e nominais. Essa atividade promove a leitura crítica e a interpretação de textos, além de reforçar o conteúdo estudado. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Poemas

Os alunos devem escrever poemas que incluam predicados verbais e nominais. Após a produção, os alunos podem compartilhar seus poemas com a turma, promovendo a apreciação literária e a análise dos predicados. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Atividade de Revisão: Caça-Palavras

Crie um caça-palavras com termos relacionados a predicados verbais e nominais. Após a atividade, discuta com os alunos as definições e exemplos de cada tipo de predicado, reforçando o aprendizado de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Adivinhação

Os alunos devem criar adivinhações que contenham predicados verbais e nominais. As adivinhações são apresentadas para a turma, que deve identificar os predicados. Essa atividade estimula o raciocínio e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Mapa Conceitual

Os alunos devem criar um mapa conceitual que relacione predicados verbais e nominais com exemplos e características. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização das relações entre os conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Entrevista com Personagens

Os alunos devem entrevistar um personagem fictício, utilizando perguntas que contenham predicados verbais e nominais. Após a atividade, os alunos podem apresentar as entrevistas para a turma, promovendo a oralidade e a prática do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Jogo de Role-Playing

Organize uma atividade de role-playing onde os alunos devem atuar em situações que envolvam o uso de predicados verbais e nominais. Essa prática ajuda a fixar o conteúdo de forma dinâmica e interativa. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Quiz Interativo

Desenvolva um quiz interativo sobre predicados verbais e nominais, onde os alunos devem responder perguntas e identificar exemplos. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a competição saudável e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF15LP15.