15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre geometria plana

1. Criação de Formas Geométricas com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos devem coletar materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tampas, para criar formas geométricas. Essa prática estimula a criatividade e o aprendizado prático sobre as propriedades das figuras. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e a troca de ideias. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Identificar e classificar formas geométricas planas e espaciais.

2. Jogo da Memória com Figuras Geométricas

Os alunos criam um jogo da memória utilizando cartões com diferentes figuras geométricas. Essa atividade ajuda a fixar o conhecimento sobre as características das formas, como lados e ângulos. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, o que também promove a interação social. Habilidade BNCC: (EF05MA11) – Reconhecer e nomear figuras geométricas planas.

3. Desenho de Mapas com Escalas

Os alunos devem desenhar um mapa da sala de aula ou da escola, utilizando escalas para representar as distâncias. Essa atividade permite que eles compreendam a noção de escala e proporção, além de desenvolver habilidades de observação e representação gráfica. Habilidade BNCC: (EF05MA13) – Compreender e utilizar a noção de escala em representações gráficas.

4. Construção de Polígonos com Fita Métrica

Utilizando fita métrica e lápis, os alunos devem construir diferentes polígonos no chão da sala ou no pátio da escola. Essa atividade prática ajuda a entender as propriedades dos polígonos, como a soma dos ângulos internos. Habilidade BNCC: (EF05MA14) – Identificar e construir polígonos e suas propriedades.

5. Atividade de Origami com Figuras Geométricas

Os alunos aprendem a fazer origami, criando figuras geométricas a partir de papel. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a compreensão das transformações geométricas, como dobrar e recortar. Habilidade BNCC: (EF05MA15) – Reconhecer e utilizar transformações geométricas em situações práticas.

6. Caça ao Tesouro Geométrico

Os alunos participam de uma caça ao tesouro, onde devem encontrar objetos que representam diferentes formas geométricas. Essa atividade promove a observação e a identificação de formas no cotidiano, além de ser divertida e dinâmica. Habilidade BNCC: (EF05MA11) – Reconhecer formas geométricas em diferentes contextos.

7. Criação de Gráficos com Dados Geométricos

Os alunos coletam dados sobre a quantidade de figuras geométricas encontradas em casa e criam gráficos para representar essas informações. Essa atividade integra matemática e interpretação de dados, além de desenvolver habilidades de análise. Habilidade BNCC: (EF05MA16) – Construir e interpretar gráficos a partir de dados coletados.

8. Pintura de Murais com Temática Geométrica

Os alunos se reúnem para pintar um mural que represente diferentes figuras geométricas e suas características. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar o aprendizado sobre geometria. Habilidade BNCC: (EF05MA12) – Identificar e classificar formas geométricas em produções artísticas.

9. Jogo de Tabuleiro com Desafios Geométricos

Os alunos criam um jogo de tabuleiro onde cada casa apresenta um desafio relacionado à geometria, como resolver problemas ou identificar figuras. Essa atividade promove o aprendizado lúdico e a aplicação prática dos conceitos geométricos. Habilidade BNCC: (EF05MA17) – Resolver problemas envolvendo formas geométricas.

10. Apresentação de Projetos sobre Geometria na Natureza

Os alunos devem pesquisar e apresentar projetos sobre como a geometria está presente na natureza, como em flores, folhas e estruturas de animais. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral, além de conectar a matemática ao mundo natural. Habilidade BNCC: (EF05MA18) – Relacionar a geometria com fenômenos naturais e sociais.