15 Ideias de Atividades (BNCC) para idosos exercícios

1. Atividade de Memória: Jogo da Memória

O jogo da memória é uma atividade que estimula a cognição e a memória dos idosos. Os participantes devem encontrar pares de cartas que possuem imagens iguais. Essa atividade pode ser adaptada com temas que sejam significativos para os idosos, como fotos de família ou lugares que visitaram. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Atividade de Leitura: Clube do Livro

Organizar um clube do livro é uma excelente maneira de promover a leitura e a discussão entre os idosos. Os participantes podem escolher um livro para ler e, em seguida, se reunir para discutir suas impressões e reflexões sobre a obra. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividade de Artesanato: Criação de Cartões

Os idosos podem criar cartões personalizados utilizando materiais recicláveis. Essa atividade não só estimula a criatividade, mas também promove a coordenação motora fina. Os cartões podem ser utilizados para datas comemorativas ou para presentear amigos e familiares. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Atividade Física: Caminhada em Grupo

Promover caminhadas em grupo é uma forma de incentivar a atividade física e a socialização. Os idosos podem explorar parques ou áreas verdes, o que também contribui para o bem-estar mental. Habilidade BNCC: EF15EF01.

5. Atividade Musical: Roda de Música

Realizar uma roda de música, onde os idosos podem cantar e tocar instrumentos simples, é uma ótima maneira de estimular a memória e a alegria. A música pode ser escolhida de acordo com a época em que os participantes cresceram. Habilidade BNCC: EF15AR02.

6. Atividade de Cozinha: Aula de Culinária

Oferecer aulas de culinária onde os idosos possam aprender a preparar receitas tradicionais é uma maneira de resgatar memórias afetivas e promover a interação social. Além disso, cozinhar pode ser uma atividade terapêutica. Habilidade BNCC: EF15CI01.

7. Atividade de Jardinagem: Horta Comunitária

Criar uma horta comunitária é uma atividade que promove o trabalho em equipe e o cuidado com a natureza. Os idosos podem plantar e cuidar de ervas e vegetais, o que também contribui para uma alimentação saudável. Habilidade BNCC: EF15CI02.

8. Atividade de Jogos: Bingo

O bingo é uma atividade divertida que estimula a concentração e a socialização. Os idosos podem jogar em grupos, e essa atividade pode ser adaptada com prêmios simbólicos para aumentar a motivação. Habilidade BNCC: EF15EF02.

9. Atividade de Teatro: Dramatização de Histórias

Incentivar os idosos a dramatizar histórias ou contos é uma forma de estimular a criatividade e a expressão corporal. Essa atividade pode ser realizada em grupo, promovendo a interação e a diversão. Habilidade BNCC: EF15AR03.

10. Atividade de Tecnologia: Oficina de Informática

Oferecer oficinas de informática para idosos é uma maneira de integrá-los ao mundo digital. Eles podem aprender a usar redes sociais, enviar e-mails e realizar pesquisas online, o que contribui para a inclusão digital. Habilidade BNCC: EF15ET01.

11. Atividade de Dança: Dança de Salão

A dança de salão é uma atividade que promove a atividade física e a socialização. Os idosos podem aprender diferentes estilos de dança, o que também ajuda a melhorar a coordenação e o equilíbrio. Habilidade BNCC: EF15EF03.

12. Atividade de Fotografia: Registro de Memórias

Organizar uma atividade de fotografia onde os idosos possam registrar momentos do cotidiano é uma forma de estimular a criatividade e a observação. As fotos podem ser expostas em uma galeria comunitária. Habilidade BNCC: EF15AR04.

13. Atividade de Contação de Histórias: Memórias de Vida

Promover sessões de contação de histórias onde os idosos possam compartilhar suas experiências de vida é uma maneira de valorizar suas memórias e promover a escuta ativa entre os participantes. Habilidade BNCC: EF15LP03.

14. Atividade de Voluntariado: Ação Comunitária

Incentivar os idosos a participar de ações voluntárias na comunidade é uma forma de promover o engajamento social e a solidariedade. Eles podem ajudar em asilos, creches ou em eventos comunitários. Habilidade BNCC: EF15CN01.

15. Atividade de Meditação: Práticas de Relaxamento

Oferecer sessões de meditação e relaxamento é uma forma de promover o bem-estar mental e emocional dos idosos. Essas práticas podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Habilidade BNCC: EF15CI03.