15 Ideias de Atividades (BNCC) jogos e brincadeiras ensino fundamental 2

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado, como conceitos de ciências ou história. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo a fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça ao Tesouro Literário

Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes livros ou trechos literários na biblioteca. Cada pista deve estar relacionada a uma habilidade de leitura ou interpretação. Essa atividade incentiva a leitura e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Tabuleiro sobre Matemática

Crie um tabuleiro onde cada casa representa uma questão matemática. Os alunos jogam dados e avançam, respondendo às perguntas para continuar. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a prática de operações matemáticas. Habilidade BNCC: EF15MA03.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e encenam histórias que abordam temas da BNCC, como cidadania e meio ambiente. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Quiz Interativo

Utilize plataformas digitais para criar quizzes sobre o conteúdo estudado. Os alunos podem responder em grupos, promovendo a colaboração e a competição saudável. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Jogo do Dicionário

Os alunos devem explicar palavras difíceis usando sinônimos ou definições, enquanto os colegas tentam adivinhar a palavra. Essa atividade desenvolve o vocabulário e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Brincadeira de Role-Playing

Os alunos assumem papéis de personagens históricos ou literários e devem interagir entre si, discutindo eventos ou temas relevantes. Essa atividade promove a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas. Habilidade BNCC: EF15HI01.

8. Desafio de Ciências ao Ar Livre

Organize uma atividade ao ar livre onde os alunos devem coletar amostras de plantas ou insetos e classificá-los. Essa prática estimula a observação e o contato com a natureza. Habilidade BNCC: EF15CI02.

9. Bingo de Conhecimento

Crie cartelas de bingo com conceitos ou termos relacionados ao conteúdo estudado. À medida que o professor chama os termos, os alunos marcam em suas cartelas. Essa atividade é divertida e reforça o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Jogo de Perguntas e Respostas

Divida a turma em equipes e faça perguntas sobre o conteúdo estudado. As equipes devem discutir e responder, promovendo o trabalho em grupo e a revisão do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15MA04.

11. Mapa Conceitual Coletivo

Os alunos colaboram para criar um mapa conceitual sobre um tema específico, utilizando post-its ou cartolinas. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP05.

12. Jogo de Simulação Econômica

Os alunos participam de uma simulação onde devem administrar recursos e tomar decisões econômicas. Essa atividade ensina sobre economia e responsabilidade financeira. Habilidade BNCC: EF15GE01.

13. Atividade de Música e Movimento

Os alunos criam coreografias para músicas que abordam temas da BNCC, como diversidade cultural. Essa atividade promove a expressão corporal e a apreciação musical. Habilidade BNCC: EF15AR02.

14. Jogo de Cartas de Cidadania

Crie cartas com situações do cotidiano que envolvem questões de cidadania. Os alunos devem discutir e decidir a melhor ação em cada situação. Essa atividade promove a reflexão crítica. Habilidade BNCC: EF15CI03.

15. Experimentos Científicos em Grupo

Os alunos realizam experimentos simples em grupos, documentando os resultados e apresentando suas conclusões. Essa atividade estimula a curiosidade científica e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15CI04.