15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre texturas

1. Explorando Texturas com Materiais Naturais

Os alunos podem coletar diferentes materiais naturais, como folhas, pedras e cascas de árvores, para explorar suas texturas. A atividade pode incluir a criação de um mural onde cada aluno apresenta suas descobertas, descrevendo as texturas e as sensações que cada material proporciona. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a exploração de elementos da natureza.

2. Criação de Texturas com Massinha

Utilizando massinha de modelar, os alunos podem criar formas e texturas variadas. A atividade pode ser complementada com uma discussão sobre como diferentes texturas podem ser representadas artisticamente. Essa prática está relacionada à habilidade BNCC EF15AR02, que aborda a criação de obras de arte utilizando diferentes materiais.

3. Texturas em Pintura com Esponjas

Os alunos podem usar esponjas para aplicar tinta em papel, criando texturas únicas. Essa técnica permite que eles experimentem com diferentes formas de aplicação e cores, promovendo a criatividade. A atividade se alinha à habilidade BNCC EF15AR03, que incentiva a experimentação com diferentes técnicas de pintura.

4. Jogo de Texturas

Crie um jogo onde os alunos devem identificar diferentes texturas com os olhos vendados. Eles podem tocar em objetos com texturas variadas e descrever o que sentem. Essa atividade promove a percepção sensorial e está alinhada à habilidade BNCC EF15AR04, que estimula a exploração sensorial.

5. Livro de Texturas

Cada aluno pode criar um livro de texturas, colando diferentes materiais que representam texturas variadas. Ao final, os alunos podem apresentar seus livros para a turma, explicando as escolhas que fizeram. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR05, que incentiva a produção de textos e a apresentação oral.

6. Texturas na Natureza

Os alunos podem realizar uma caminhada ao ar livre para observar e coletar elementos naturais que possuem texturas distintas. Após a coleta, eles podem criar uma apresentação sobre as texturas encontradas, relacionando-as com o ambiente. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15AR06, que promove a observação e a descrição do meio ambiente.

7. Experimentos com Texturas em Alimentos

Os alunos podem explorar texturas de diferentes alimentos, como frutas e vegetais. A atividade pode incluir a preparação de uma salada onde cada aluno escolhe um ingrediente e descreve sua textura. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15AR07, que incentiva a exploração de diferentes aspectos dos alimentos.

8. Texturas e Sons

Os alunos podem criar instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis que possuem texturas variadas. Após a confecção, eles podem tocar os instrumentos e discutir como as texturas influenciam o som produzido. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15AR08, que aborda a relação entre som e materiais.

9. Colagem de Texturas

Utilizando recortes de revistas, os alunos podem criar colagens que representem diferentes texturas. Essa atividade estimula a criatividade e a percepção visual, além de promover a discussão sobre as texturas representadas. A atividade se alinha à habilidade BNCC EF15AR09, que incentiva a produção artística.

10. Texturas em Fotografia

Os alunos podem usar câmeras ou smartphones para fotografar texturas encontradas no ambiente. Após a captura das imagens, eles podem criar uma exposição fotográfica, explicando as texturas que escolheram. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR10, que promove a exploração da fotografia como forma de expressão.