15 Ideias de Atividades (BNCC) cinemática

1. Experimento de Queda Livre

Realizar um experimento de queda livre utilizando diferentes objetos, como uma bola de papel e uma bola de tênis, para observar a aceleração devido à gravidade. Os alunos devem medir o tempo de queda e calcular a velocidade média. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CI06, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

2. Simulação de Movimento Retilíneo Uniforme

Utilizar simuladores online para demonstrar o movimento retilíneo uniforme (MRU). Os alunos podem manipular variáveis como velocidade e tempo, observando como isso afeta a distância percorrida. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09CI07, que trata da análise de gráficos de movimento.

3. Criação de Gráficos de Movimento

Os alunos devem coletar dados de um experimento de movimento e criar gráficos que representem a relação entre tempo e distância. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF09CI08, que envolve a interpretação de gráficos e tabelas.

4. Jogo de Tabuleiro sobre Cinemática

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos respondem a perguntas sobre cinemática para avançar no tabuleiro. As perguntas podem abranger conceitos como velocidade, aceleração e tipos de movimento. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CI09, que envolve a aplicação de conceitos físicos em situações cotidianas.

5. Análise de Vídeos de Movimento

Assistir a vídeos de movimentos variados e discutir as características de cada tipo de movimento. Os alunos podem identificar se o movimento é uniforme ou acelerado, relacionando com a habilidade BNCC EF09CI10, que trata da observação e análise de fenômenos físicos.

6. Experiência com Pêndulos

Realizar uma experiência com pêndulos, onde os alunos podem variar o comprimento do fio e observar como isso afeta o período de oscilação. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CI11, que envolve a investigação de movimentos periódicos.

7. Criação de um Vídeo Explicativo

Os alunos devem criar um vídeo explicativo sobre um conceito de cinemática, como a diferença entre velocidade média e instantânea. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF09CI12, que envolve a comunicação de conceitos científicos.

8. Experimento de Lançamento de Projetéis

Realizar um experimento de lançamento de projetéis, onde os alunos podem calcular a altura e a distância percorrida. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF09CI13, que envolve a análise de movimentos em duas dimensões.

9. Discussão sobre a Cinemática em Esportes

Promover uma discussão sobre como a cinemática se aplica a diferentes esportes, como corrida e salto em distância. Os alunos podem analisar como a velocidade e a aceleração influenciam o desempenho. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF09CI14, que envolve a aplicação de conceitos físicos em contextos esportivos.

10. Criação de um Blog sobre Cinemática

Os alunos devem criar um blog onde compartilham suas descobertas e experiências sobre cinemática. Essa atividade promove a habilidade BNCC EF09CI15, que envolve a produção de textos e a divulgação de conhecimentos científicos.