15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física 7º ano

1. Jogo de Queimada Adaptado

O jogo de queimada é uma atividade clássica que pode ser adaptada para trabalhar habilidades motoras e a cooperação entre os alunos. Os estudantes são divididos em duas equipes e devem tentar eliminar os jogadores do time adversário, utilizando uma bola. Essa atividade promove o desenvolvimento da agilidade, coordenação e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Montar um circuito com diferentes estações de atividades físicas é uma excelente forma de trabalhar a resistência e a força. As estações podem incluir exercícios como saltos, corridas curtas, flexões e abdominais. Os alunos devem passar por todas as estações em um tempo determinado, promovendo competição saudável e superação pessoal. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Salão

A dança de salão é uma atividade que pode ser muito divertida e educativa. Os alunos aprendem diferentes estilos de dança, como samba, forró e valsa, desenvolvendo ritmo, coordenação e socialização. Além disso, a dança ajuda a melhorar a autoestima e a expressão corporal dos estudantes. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Atividades de Atletismo

Promover uma mini-olimpíada com provas de atletismo, como corrida, salto em distância e arremesso de peso, é uma forma de incentivar a prática esportiva e a competição saudável. Os alunos podem ser divididos em equipes e competir entre si, desenvolvendo habilidades físicas e aprendendo sobre a importância do esporte. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos de Tabuleiro com Temática Esportiva

Utilizar jogos de tabuleiro que abordem temas esportivos pode ser uma forma lúdica de ensinar regras e estratégias de diferentes modalidades. Os alunos podem criar seus próprios jogos, promovendo a criatividade e o trabalho em grupo, além de aprender sobre a história e as regras dos esportes. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Aulas de Yoga

Incorporar aulas de yoga na educação física pode ajudar os alunos a desenvolverem concentração, flexibilidade e equilíbrio. A prática de yoga também é benéfica para o controle emocional e a redução do estresse, promovendo um ambiente escolar mais saudável. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a resistência. Os alunos podem ser divididos em grupos e competir em uma corrida onde cada membro deve correr uma parte da distância total. Essa atividade ajuda a desenvolver a disciplina e a colaboração entre os estudantes. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Invasão

Os jogos de invasão, como futebol e basquete, são ótimas opções para trabalhar a estratégia e a coordenação motora. Os alunos podem ser divididos em equipes e participar de partidas, aprendendo sobre regras, respeito e fair play. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades Aquáticas

Se houver acesso a uma piscina, atividades aquáticas como natação e jogos na água podem ser muito benéficas. Essas atividades promovem o condicionamento físico e a segurança no ambiente aquático, além de serem extremamente divertidas. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Ginástica Rítmica

A ginástica rítmica é uma atividade que combina elementos de dança e acrobacias, permitindo que os alunos desenvolvam a coordenação e a expressão corporal. Os estudantes podem criar suas próprias coreografias, estimulando a criatividade e a autoexpressão. Habilidade BNCC: EF15EF10.