15 Ideias de Atividades (BNCC) língua inglesa 8º ano

1. Jogo de Vocabulário

Uma atividade interativa que envolve a criação de um jogo de palavras utilizando cartões com vocabulário específico da língua inglesa. Os alunos podem trabalhar em grupos, onde cada grupo deve criar frases utilizando as palavras dos cartões. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF08LI01, que enfatiza a produção de textos orais e escritos em língua inglesa.

2. Debate sobre Temas Atuais

Os alunos podem ser divididos em grupos e escolher um tema atual para debater em inglês. Essa atividade estimula a argumentação e a expressão de opiniões, desenvolvendo habilidades de fala e escuta. A habilidade BNCC EF08LI02 é contemplada, que trata da compreensão e produção de textos orais em diferentes contextos.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos devem criar histórias em quadrinhos utilizando diálogos em inglês. Essa atividade promove a criatividade e a prática da escrita, além de permitir que os alunos explorem a estrutura narrativa. A habilidade BNCC EF08LI03 é abordada, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

4. Entrevista com um Nativo

Organizar uma atividade onde os alunos entrevistam um falante nativo de inglês, seja presencialmente ou virtualmente. Essa experiência proporciona a prática da escuta e fala, além de ampliar o conhecimento cultural. A habilidade BNCC EF08LI04, que trata da interação em língua inglesa, é desenvolvida nessa atividade.

5. Análise de Músicas

Os alunos escolhem uma música em inglês e realizam uma análise da letra, discutindo o significado e as emoções transmitidas. Essa atividade estimula a interpretação de textos e a discussão em grupo, alinhando-se à habilidade BNCC EF08LI05, que envolve a análise de diferentes gêneros textuais.

6. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos em inglês sobre um tema estudado, utilizando recursos visuais e sonoros. Essa atividade estimula a criatividade e a prática da língua, além de desenvolver habilidades tecnológicas. A habilidade BNCC EF08LI06, que trata da produção de textos multimídia, é contemplada.

7. Jogo de Role-Playing

Os alunos participam de um jogo de role-playing, onde assumem diferentes personagens e interagem em situações cotidianas em inglês. Essa atividade promove a prática oral e a compreensão de contextos sociais. A habilidade BNCC EF08LI07, que envolve a interação em situações comunicativas, é abordada.

8. Leitura de Contos Clássicos

Os alunos leem contos clássicos em inglês e, em seguida, discutem os temas e personagens em grupo. Essa atividade desenvolve a compreensão leitora e a capacidade de análise crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF08LI08, que trata da leitura e interpretação de textos literários.

9. Criação de Blogs em Inglês

Os alunos podem criar um blog em inglês sobre um tema de interesse, publicando textos, imagens e vídeos. Essa atividade estimula a escrita e a expressão pessoal, além de promover a interação com o público. A habilidade BNCC EF08LI09, que envolve a produção de textos em ambientes digitais, é contemplada.

10. Apresentações Orais

Os alunos preparam e realizam apresentações orais sobre um tema específico em inglês. Essa atividade desenvolve a habilidade de falar em público e a organização de ideias, alinhando-se à habilidade BNCC EF08LI10, que trata da produção e apresentação de textos orais.