15 Ideias de Atividades (BNCC) matemática 2º ano ensino médio

1. Jogo de Tabuleiro Matemático

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem resolver problemas matemáticos para avançar. Cada casa do tabuleiro pode representar uma operação matemática ou um conceito, como adição, subtração, multiplicação e divisão. Os alunos podem trabalhar em grupos, promovendo a colaboração e o aprendizado em equipe. Habilidade BNCC: (EM13MAT101) Resolver e elaborar problemas que envolvam as quatro operações.

2. Desafio de Problemas do Dia a Dia

Proponha situações do cotidiano que envolvam matemática, como calcular o preço de compras ou a divisão de contas em um restaurante. Os alunos devem apresentar suas soluções e explicar o raciocínio utilizado. Habilidade BNCC: (EM13MAT102) Analisar e resolver problemas em contextos diversos.

3. Criação de Gráficos

Os alunos devem coletar dados sobre um tema de interesse, como esportes ou hábitos alimentares, e criar gráficos que representem essas informações. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de dados e a visualização de informações. Habilidade BNCC: (EM13MAT103) Interpretar e construir gráficos e tabelas.

4. Matemática em Jogos Online

Utilize jogos online que envolvam raciocínio lógico e matemática, como Sudoku ou jogos de estratégia. Os alunos podem jogar em grupos e discutir as estratégias utilizadas. Habilidade BNCC: (EM13MAT104) Utilizar jogos e desafios para desenvolver o raciocínio lógico.

5. Estudo de Casos

Apresente estudos de casos que envolvam a aplicação de conceitos matemáticos, como a análise de dados de uma pesquisa. Os alunos devem discutir as implicações dos resultados e como a matemática é utilizada na vida real. Habilidade BNCC: (EM13MAT105) Relacionar a matemática com outras áreas do conhecimento.

6. Atividades com Tecnologia

Incentive o uso de aplicativos e softwares matemáticos para resolver problemas e simular situações. Os alunos podem explorar ferramentas como calculadoras gráficas e plataformas de aprendizado online. Habilidade BNCC: (EM13MAT106) Utilizar tecnologias digitais para resolver problemas matemáticos.

7. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos explicando conceitos matemáticos de forma criativa. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação oral, além de reforçar o entendimento dos conteúdos. Habilidade BNCC: (EM13MAT107) Produzir e apresentar conteúdos matemáticos de forma clara e objetiva.

8. Resolução de Enigmas

Proponha enigmas matemáticos que desafiem os alunos a pensar fora da caixa. Essa atividade pode ser realizada em grupos, promovendo a troca de ideias e estratégias. Habilidade BNCC: (EM13MAT108) Resolver problemas que envolvam raciocínio lógico e criativo.

9. Estudo de Estatísticas

Os alunos devem pesquisar dados estatísticos sobre um tema atual, como saúde ou meio ambiente, e apresentar suas conclusões. Essa atividade desenvolve a análise crítica e a interpretação de dados. Habilidade BNCC: (EM13MAT109) Analisar e interpretar dados estatísticos.

10. Projeto de Matemática Financeira

Os alunos podem desenvolver um projeto que envolva matemática financeira, como a elaboração de um orçamento pessoal ou a simulação de investimentos. Essa atividade é fundamental para a formação de cidadãos conscientes financeiramente. Habilidade BNCC: (EM13MAT110) Aplicar conceitos de matemática financeira em situações do cotidiano.