15 Ideias de Atividades (BNCC) atividades lúdicas

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade lúdica que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas definições, ou imagens e palavras correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação. Esta atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a leitura e a produção de textos.

2. Caça ao Tesouro Literário

Os alunos são desafiados a encontrar pistas espalhadas pela escola que levam a diferentes livros ou trechos literários. Cada pista pode conter uma pergunta sobre a obra, estimulando a leitura e a interpretação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP02, que trata da leitura e análise de diferentes gêneros textuais.

3. Teatro de Fantoches

Os alunos criam fantoches e encenam histórias, desenvolvendo a criatividade e a expressão oral. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo apresenta uma história diferente. Está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a criação e a apresentação de produções artísticas.

4. Oficina de Artes com Reciclagem

Os alunos utilizam materiais recicláveis para criar obras de arte, promovendo a consciência ambiental e a criatividade. Essa atividade pode ser ligada à habilidade BNCC EF15CI01, que aborda a importância da sustentabilidade e do consumo consciente.

5. Jogo de Tabuleiro sobre História

Os alunos criam um jogo de tabuleiro que aborda eventos históricos, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Cada casa do tabuleiro pode conter perguntas ou desafios relacionados à história. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15HI01, que envolve o estudo de diferentes períodos históricos.

6. Experimentos Científicos Simples

Os alunos realizam experimentos simples que podem ser feitos com materiais do dia a dia, como a criação de um vulcão de bicarbonato. Essa atividade estimula a curiosidade e o método científico, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI02, que trata da investigação e experimentação.

7. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos se reúnem para criar um jornal escolar, onde podem escrever sobre eventos, entrevistas e reportagens. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

8. Contação de Histórias com Música

Os alunos escolhem uma história e a contam utilizando músicas que se relacionem com a narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, alinhando-se à habilidade BNCC EF15AR02, que envolve a apreciação e a criação artística.

9. Jogos de Role-Playing

Os alunos participam de jogos de interpretação de papéis, onde assumem diferentes personagens e situações. Essa atividade promove a empatia e a compreensão de diferentes perspectivas, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01, que trata da convivência e do respeito às diferenças.

10. Mapa Mental Coletivo

Os alunos criam um mapa mental coletivo sobre um tema estudado, utilizando post-its e canetas coloridas. Essa atividade estimula a organização do conhecimento e a colaboração entre os alunos, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a organização e a apresentação de informações.