15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática para o 2º ano

1. Jogo de Contagem com Objetos do Dia a Dia

Utilize objetos comuns, como tampinhas, lápis ou blocos, para que os alunos pratiquem a contagem. Peça que eles agrupem os objetos em quantidades específicas, como 5, 10 ou 15, e depois realizem operações simples de adição e subtração. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA01 da BNCC, que aborda a contagem e a comparação de quantidades.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos podem coletar dados sobre a altura de seus colegas e, em seguida, criar gráficos de barras para representar essas informações. Essa atividade permite que eles desenvolvam a habilidade de organizar e interpretar dados, conforme a habilidade EF02MA16 da BNCC, que trata da representação de dados em gráficos.

3. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Desenvolva um jogo de tabuleiro onde os alunos avancem casas ao resolver problemas matemáticos. Cada casa pode representar uma operação de adição ou subtração. Essa atividade promove o raciocínio lógico e está alinhada à habilidade EF02MA03, que envolve a resolução de problemas.

4. Atividades de Medição com Materiais Diversos

Proponha que os alunos meçam objetos da sala de aula utilizando réguas ou fitas métricas. Eles podem registrar as medidas e comparar as dimensões dos objetos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02MA10 da BNCC, que aborda a medição de comprimentos.

5. Criação de Sequências Numéricas

Peça aos alunos que criem sequências numéricas, tanto crescentes quanto decrescentes, utilizando cartões com números. Eles podem trabalhar em grupos para discutir e apresentar suas sequências. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA05, que trata da ordem e da sequência dos números.

6. Problemas de Lógica com Histórias

Crie pequenas histórias que envolvam problemas matemáticos, onde os alunos precisam resolver situações do cotidiano. Por exemplo, “Se Maria tem 3 maçãs e ganha mais 2, quantas maçãs ela tem agora?” Essa atividade se relaciona à habilidade EF02MA04, que envolve a resolução de problemas contextualizados.

7. Atividades de Classificação e Agrupamento

Proponha que os alunos classifiquem objetos por características, como cor, forma ou tamanho. Eles podem agrupar os objetos e contar quantos há em cada categoria. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02MA02, que aborda a classificação de objetos.

8. Jogos de Memória com Números

Crie um jogo de memória utilizando cartões com números e operações matemáticas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, estimulando a memória e o reconhecimento de operações. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02MA06, que envolve a identificação de operações matemáticas.

9. Atividades com Dinheiro

Simule uma loja na sala de aula onde os alunos possam “comprar” e “vender” produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem o valor do dinheiro e a realizar operações de adição e subtração, alinhando-se à habilidade EF02MA09 da BNCC.

10. Criação de Problemas Matemáticos em Grupo

Divida a turma em grupos e peça que cada grupo crie um problema matemático para os outros resolverem. Isso estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver a habilidade de formular e resolver problemas, conforme a habilidade EF02MA04.