15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ano ensino médio educação física

1. Jogo de Queimada

A queimada é uma atividade clássica que promove a agilidade e o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em duas equipes e devem tentar eliminar os adversários acertando-os com a bola. Essa atividade pode ser adaptada para incluir regras que incentivem a estratégia e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Os alunos podem participar de um circuito que inclui diferentes estações, como saltos, corridas e exercícios de força. Cada estação deve ter um tempo determinado, e os alunos devem rotacionar entre elas. Essa atividade ajuda a desenvolver a resistência e a força muscular. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança de Salão

Introduzir os alunos à dança de salão é uma excelente forma de trabalhar a coordenação e a socialização. Os alunos podem aprender diferentes estilos, como samba, forró e tango, promovendo a cultura e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Jogos Tradicionais Brasileiros

Resgatar jogos tradicionais, como a peteca e o pião, pode ser uma forma divertida de trabalhar a motricidade e a cultura local. Os alunos podem aprender as regras e participar de competições amistosas. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Incluir sessões de alongamento e relaxamento após as atividades físicas é fundamental para a recuperação muscular. Os alunos podem aprender técnicas de respiração e alongamento que podem ser aplicadas em seu dia a dia. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a resistência. Os alunos devem se organizar em grupos e passar o bastão, desenvolvendo a coordenação e a velocidade. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Atividades de Natação

Se a escola possui piscina, a natação é uma atividade excelente para desenvolver a resistência cardiovascular e a coordenação motora. Os alunos podem aprender diferentes estilos de natação e a importância da segurança na água. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Jogos de Tabuleiro com Temática Esportiva

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvem estratégia e conhecimento sobre esportes pode ser uma forma divertida de ensinar regras e táticas. Os alunos podem criar seus próprios jogos, estimulando a criatividade. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Atividades de Atletismo

Promover competições de atletismo, como corrida, salto em distância e arremesso de peso, ajuda os alunos a desenvolverem habilidades físicas específicas e a entenderem a importância do esporte na saúde. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Aulas de Yoga

Incluir aulas de yoga no currículo de Educação Física pode ajudar os alunos a desenvolverem concentração, equilíbrio e flexibilidade. Além disso, a prática de yoga promove o bem-estar mental e emocional. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma ótima maneira de incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. As regras podem ser ajustadas para garantir que todos possam participar e se divertir. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Atividades de Orientação

Realizar atividades de orientação, como caça ao tesouro, pode desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas. Os alunos devem seguir pistas e trabalhar juntos para alcançar o objetivo. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogos de Raquete

Introduzir jogos de raquete, como tênis e badminton, pode ser uma forma divertida de trabalhar a coordenação e a agilidade. Os alunos podem aprender as regras e participar de mini-torneios. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividades de Capoeira

A capoeira é uma expressão cultural que combina dança e luta. Os alunos podem aprender os movimentos básicos e a história da capoeira, promovendo a cultura e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Treinamento Funcional

O treinamento funcional é uma abordagem que utiliza movimentos do dia a dia para melhorar a força e a resistência. Os alunos podem participar de circuitos que imitam atividades cotidianas, promovendo a saúde e a funcionalidade. Habilidade BNCC: EF15EF15.