15 Ideias de Atividades (BNCC) corpo humano ensino fundamental

1. Montagem do Esqueleto Humano

Nesta atividade, os alunos irão montar um esqueleto humano utilizando materiais recicláveis, como papelão e garrafas plásticas. A atividade promove a compreensão das partes do corpo humano e suas funções. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI01.

2. Jogo da Memória do Corpo Humano

Os alunos criarão um jogo da memória com imagens de órgãos e suas funções. Essa atividade estimula a memorização e o reconhecimento das partes do corpo. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI02.

3. Experiência com os Sentidos

Os alunos participarão de uma experiência onde testarão seus cinco sentidos. Serão realizados exercícios de degustação, audição e tato, promovendo a reflexão sobre a importância de cada sentido. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI03.

4. Criação de um Mapa do Corpo Humano

Os alunos desenharão um mapa do corpo humano, identificando os principais sistemas (circulatório, respiratório, etc.). Essa atividade ajuda a visualizar a interconexão entre os sistemas do corpo. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI04.

5. A Importância da Alimentação Saudável

Os alunos pesquisarão sobre a alimentação saudável e criarão um cardápio balanceado. A atividade promove a conscientização sobre hábitos alimentares e sua relação com a saúde. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI05.

6. Teatro sobre o Corpo Humano

Os alunos criarão e encenarão uma peça de teatro que ilustra o funcionamento do corpo humano. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão dos processos corporais. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI06.

7. Experimentos com o Pulso

Os alunos aprenderão a medir o pulso e entenderão como ele varia em diferentes situações (repouso, exercício). A atividade ensina sobre a circulação sanguínea e a importância do coração. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI07.

8. Visita a um Laboratório de Anatomia

Organizar uma visita a um laboratório de anatomia ou a um museu de ciências, onde os alunos poderão observar modelos de corpos humanos e aprender sobre a anatomia de forma prática. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI08.

9. Criação de um Diário de Saúde

Os alunos manterão um diário de saúde, registrando suas atividades físicas e alimentação ao longo de uma semana. Essa atividade promove a reflexão sobre hábitos saudáveis. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI09.

10. Debate sobre Doenças Comuns

Os alunos participarão de um debate sobre doenças comuns e suas prevenções. A atividade estimula a pesquisa e o entendimento sobre saúde pública. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI10.

11. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos criarão cartazes sobre diferentes partes do corpo humano e suas funções, que serão expostos na escola. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI11.

12. Aula Prática de Exercícios Físicos

Os alunos participarão de uma aula prática de exercícios físicos, aprendendo sobre a importância da atividade física para a saúde do corpo humano. Habilidade BNCC: Educação Física – EF02EF01.

13. Estudo sobre a Respiração

Os alunos realizarão atividades que mostram como a respiração funciona, como inflar balões e observar a troca gasosa. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI12.

14. Análise de Publicidade sobre Saúde

Os alunos analisarão propagandas relacionadas à saúde e bem-estar, discutindo a veracidade das informações e a influência da mídia. Habilidade BNCC: Ciências – EF03CI13.

15. Criação de um Blog sobre Saúde

Os alunos criarão um blog onde compartilharão informações sobre saúde e o corpo humano, promovendo a pesquisa e a escrita. Habilidade BNCC: Linguagens – EF15LP01.