15 Ideias de Atividades (BNCC) oralidade 3º ano

1. Contação de Histórias

Uma atividade que estimula a oralidade é a contação de histórias. Os alunos podem escolher um livro ou uma história que gostem e apresentá-la para a turma. Essa atividade desenvolve a habilidade de se expressar em público e a capacidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Debates Temáticos

Organizar debates sobre temas relevantes para os alunos é uma excelente maneira de promover a oralidade. Os estudantes podem ser divididos em grupos e discutir diferentes pontos de vista sobre um assunto. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Entrevistas

Os alunos podem realizar entrevistas com familiares ou pessoas da comunidade sobre temas de interesse. Essa atividade não só melhora a oralidade, mas também ensina a formular perguntas e ouvir ativamente. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Jogos de Rimas

Os jogos de rimas são uma forma divertida de trabalhar a oralidade. Os alunos podem criar rimas sobre temas variados e apresentá-las para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a fluência verbal. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Dramatizações

Os alunos podem escolher uma cena de um livro ou uma fábula e dramatizá-la. Essa atividade envolve a expressão corporal e a oralidade, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Criação de Podcasts

Os alunos podem criar pequenos podcasts sobre temas que estudaram. Essa atividade desenvolve a habilidade de se comunicar de forma clara e objetiva, além de trabalhar com tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Apresentações de Projetos

Os alunos podem desenvolver projetos sobre temas de interesse e apresentá-los para a turma. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a habilidade de falar em público. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Leitura Dramática

A leitura dramática de textos literários é uma atividade que envolve a oralidade de forma lúdica. Os alunos podem interpretar personagens e explorar diferentes entonações e expressões. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Jogo de Perguntas e Respostas

Um jogo de perguntas e respostas sobre um tema estudado pode ser uma forma divertida de trabalhar a oralidade. Os alunos devem formular perguntas e responder, promovendo a interação e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos e apresentá-las oralmente para a turma. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de contar histórias de forma visual e verbal. Habilidade BNCC: EF15LP10.