15 Ideias de Atividades (BNCC) com música em inglês

1. Karaoke Educacional

Utilize músicas em inglês para criar uma atividade de karaoke. Os alunos podem escolher suas músicas favoritas e cantar em grupos, promovendo a prática da pronúncia e entonação. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a produção e interpretação de textos orais em língua inglesa.

2. Análise de Letras

Escolha uma música popular em inglês e faça uma análise da letra com os alunos. Discuta o vocabulário, as expressões idiomáticas e o contexto cultural. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a compreensão de diferentes gêneros textuais.

3. Criação de Vídeos Musicais

Os alunos podem criar vídeos curtos interpretando uma música em inglês. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de desenvolver habilidades de comunicação. Relaciona-se com a habilidade BNCC EF15LP03, que trata da produção de textos multimídia.

4. Jogo de Adivinhação de Letras

Crie um jogo onde os alunos devem adivinhar a música a partir de trechos de letras. Essa atividade pode ser realizada em grupos e ajuda a desenvolver a escuta ativa, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a compreensão auditiva.

5. Composição de Paródias

Os alunos podem criar paródias de músicas conhecidas em inglês, mudando a letra para abordar temas relevantes para eles. Essa atividade estimula a criatividade e o uso do vocabulário, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da produção de textos criativos.

6. Discussão sobre Temas das Músicas

Escolha músicas que abordem temas sociais ou emocionais e promova uma discussão em sala de aula. Isso ajuda os alunos a desenvolverem suas habilidades de argumentação e compreensão crítica, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP06, que envolve a análise de diferentes pontos de vista.

7. Flashcards de Vocabulário Musical

Crie flashcards com palavras e expressões encontradas em músicas em inglês. Os alunos podem usar esses cartões para praticar o vocabulário de forma lúdica. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15LP07, que aborda a ampliação do vocabulário em língua inglesa.

8. Debates sobre Letras de Música

Organize um debate em sala de aula sobre o significado de uma letra de música. Os alunos podem expressar suas opiniões e defender seus pontos de vista, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP08, que trata da expressão de opiniões em língua estrangeira.

9. Criação de Playlist Temática

Pede-se aos alunos que criem uma playlist de músicas em inglês sobre um tema específico, como amor, amizade ou superação. Eles devem justificar suas escolhas, promovendo a prática da escrita e da fala, em consonância com a habilidade BNCC EF15LP09, que envolve a produção de textos argumentativos.

10. Estudo de Estilos Musicais

Explore diferentes estilos musicais em inglês, como rock, pop, jazz, entre outros. Os alunos podem pesquisar sobre a história e as características de cada estilo, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP10, que trata da pesquisa e apresentação de informações em língua inglesa.