15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre a violência

1. Debate sobre Violência nas Mídias

Organizar um debate em sala de aula sobre a representação da violência nas mídias, como filmes, séries e jogos. Os alunos devem pesquisar e apresentar exemplos de como a violência é retratada e discutir suas consequências. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13CNT101 da BNCC, que aborda a análise crítica de diferentes linguagens.

2. Criação de Cartazes de Conscientização

Os alunos podem criar cartazes que abordem a violência em diferentes contextos, como doméstica, escolar e urbana. A atividade estimula a criatividade e a reflexão crítica, alinhando-se à habilidade EM13LP12, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Produção de Vídeos Educativos

Dividir a turma em grupos e solicitar que produzam vídeos curtos que abordem a violência e suas consequências. Os alunos devem pesquisar, roteirizar e gravar o vídeo, promovendo a habilidade EM13ETT01, que envolve a utilização de tecnologias digitais para a produção de conteúdos.

4. Roda de Conversa sobre Violência e Empatia

Realizar uma roda de conversa onde os alunos possam compartilhar experiências e reflexões sobre a violência e a importância da empatia. Essa atividade está relacionada à habilidade EM13CHS101, que trata da construção de relações interpessoais saudáveis.

5. Análise de Notícias

Os alunos devem selecionar notícias que abordem casos de violência e analisá-las em grupo, discutindo a forma como a mídia apresenta esses eventos. Essa atividade se conecta à habilidade EM13LP13, que envolve a leitura crítica de diferentes tipos de textos.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem o tema da violência e suas consequências. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão, alinhando-se à habilidade EM13LP12, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

7. Jogo de Simulação de Conflitos

Realizar um jogo de simulação em que os alunos devem resolver conflitos de forma pacífica. Essa atividade promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e está alinhada à habilidade EM13CHS102, que trata da resolução de conflitos.

8. Pesquisa sobre Violência na Comunidade

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a violência em sua comunidade, coletando dados e opiniões de moradores. Essa atividade promove a habilidade EM13CHS103, que envolve a análise de dados e a reflexão sobre a realidade social.

9. Criação de um Blog sobre Violência

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações, reflexões e propostas de ações contra a violência. Essa atividade está alinhada à habilidade EM13LP14, que envolve a produção de textos para diferentes plataformas digitais.

10. Teatro do Oprimido

Utilizar a técnica do Teatro do Oprimido para que os alunos encenem situações de violência e explorem alternativas de resolução. Essa atividade promove a reflexão crítica e está alinhada à habilidade EM13CHS104, que trata da expressão artística como forma de intervenção social.