15 Ideias de Atividades (BNCC) de geografia 6º ano

1. Mapa Mundi Interativo

Uma atividade que envolve a criação de um mapa mundi interativo, onde os alunos podem identificar e localizar diferentes países e continentes. Utilizando recursos digitais, como Google Maps, os alunos devem pesquisar informações geográficas, culturais e econômicas de pelo menos cinco países. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06GE01 da BNCC, que trata da leitura e interpretação de mapas.

2. Estudo de Caso: Desastres Naturais

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre desastres naturais que ocorreram em diferentes partes do mundo. Eles devem pesquisar as causas, consequências e medidas de prevenção. Essa atividade promove a habilidade EF06GE02, que envolve a análise de fenômenos naturais e suas implicações.

3. Criação de um Jornal Geográfico

Nesta atividade, os alunos devem criar um jornal geográfico que aborde temas como clima, relevo e vegetação de diferentes regiões do Brasil. Eles podem incluir entrevistas, reportagens e gráficos. Essa atividade está relacionada à habilidade EF06GE03, que incentiva a produção de textos informativos sobre o espaço geográfico.

4. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate em sala de aula sobre a importância da sustentabilidade e como as ações humanas impactam o meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre a preservação dos recursos naturais. Essa atividade se alinha à habilidade EF06GE04, que discute a relação entre sociedade e natureza.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolver um jogo de perguntas e respostas sobre geografia, onde os alunos podem testar seus conhecimentos sobre capitais, bandeiras e características geográficas dos países. Essa atividade estimula a habilidade EF06GE05, que envolve a identificação de elementos do espaço geográfico.

6. Análise de Mapas Climáticos

Os alunos devem analisar diferentes mapas climáticos e discutir as características climáticas de várias regiões do mundo. Eles podem criar uma apresentação em grupo sobre como o clima influencia a vida das pessoas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06GE06, que trata da compreensão das variáveis climáticas.

7. Projeto de Viagem

Os alunos devem planejar uma viagem para um país de sua escolha, incluindo informações sobre a cultura, gastronomia e pontos turísticos. Eles devem apresentar o projeto para a turma. Essa atividade promove a habilidade EF06GE07, que envolve a pesquisa e apresentação de informações sobre diferentes culturas.

8. Mapa de Riquezas Naturais

Os alunos devem criar um mapa que represente as riquezas naturais do Brasil, como minérios, florestas e recursos hídricos. Eles devem pesquisar sobre a exploração e conservação desses recursos. Essa atividade se relaciona à habilidade EF06GE08, que discute a utilização dos recursos naturais.

9. Estudo sobre População e Urbanização

Realizar um estudo sobre a urbanização nas grandes cidades brasileiras, analisando os problemas e desafios enfrentados. Os alunos podem criar gráficos e tabelas para apresentar suas descobertas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06GE09, que aborda a dinâmica populacional e urbana.

10. Criação de um Blog de Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas pesquisas e reflexões sobre temas geográficos. Eles devem incluir textos, imagens e vídeos. Essa atividade promove a habilidade EF06GE10, que incentiva a produção de conteúdos digitais sobre o espaço geográfico.