15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto de português ensino fundamental 1

1. Produção de Texto Criativo

Os alunos devem criar uma história em quadrinhos utilizando personagens e cenários que eles mesmos desenharão. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Leitura e Interpretação de Poemas

Proponha a leitura de diferentes poemas e, em seguida, discuta com os alunos os sentimentos e as imagens que eles evocam. Os alunos podem criar um mural com suas interpretações. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Rimas

Organize um jogo em que os alunos devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. Essa atividade ajuda a desenvolver o vocabulário e a sonoridade da língua. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um jornal escolar, onde escreverão notícias, entrevistas e crônicas. Essa atividade promove a escrita colaborativa e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Contação de Histórias

Os alunos devem escolher um livro e contar a história para a turma, utilizando recursos como fantoches ou dramatizações. Essa atividade desenvolve a oralidade e a capacidade de síntese. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Debate sobre Temas Relevantes

Organize um debate sobre um tema atual, onde os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes sobre um tema de interesse, utilizando textos e imagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade visual. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Análise de Contos de Fadas

Os alunos devem ler diferentes contos de fadas e discutir os elementos comuns, como personagens e enredos. Em seguida, podem criar seu próprio conto. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos curtos explicando um conceito aprendido em sala. Essa atividade integra tecnologia e estimula a comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de um Dicionário de Palavras Novas

Os alunos devem coletar palavras novas que aprenderam durante o semestre e criar um dicionário ilustrado. Essa atividade ajuda a expandir o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Jogo de Perguntas e Respostas

Organize um quiz sobre os conteúdos estudados, onde os alunos devem responder perguntas em grupos. Essa atividade promove a revisão de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Leitura de Fábulas e Discussão de Moral

Os alunos devem ler fábulas e discutir as lições que elas ensinam. Em seguida, podem criar suas próprias fábulas. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de um Blog de Classe

Os alunos podem criar um blog onde postam textos, fotos e vídeos sobre as atividades da turma. Essa atividade estimula a escrita e o uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Dramatização de Textos Literários

Os alunos devem escolher um texto literário e dramatizá-lo, utilizando figurinos e cenários. Essa atividade desenvolve a interpretação e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Produção de Resenhas Literárias

Os alunos devem ler um livro e escrever uma resenha, destacando os pontos principais da obra. Essa atividade estimula a análise crítica e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP15.