15 Ideias de Atividades (BNCC) moradia ensino fundamental

1. Mapa da Moradia

Nesta atividade, os alunos devem criar um mapa da sua vizinhança, identificando os diferentes tipos de moradia que existem, como casas, apartamentos e sobrados. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo fica responsável por uma parte do bairro. Os alunos devem observar as características das moradias e discutir como a localização influencia o tipo de moradia. A habilidade BNCC correspondente é a GEOGRAFIA – EF05GE01, que trata da identificação e análise de diferentes formas de ocupação do espaço.

2. Entrevista com Moradores

Os alunos podem realizar entrevistas com moradores da comunidade para entender como é a vida nas diferentes moradias. Essa atividade estimula a prática da oralidade e a escuta ativa. Os alunos devem elaborar perguntas sobre a história da moradia, como foi a escolha do local e quais são os desafios enfrentados. A habilidade BNCC correspondente é HISTÓRIA – EF05HI02, que envolve a pesquisa e a análise de relatos e memórias.

3. Construção de Maquetes

Os alunos podem criar maquetes representando diferentes tipos de moradia, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a criatividade e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos explorem as características físicas das moradias. A habilidade BNCC correspondente é ARTES – EF15AR02, que envolve a produção de obras a partir de diferentes materiais.

4. Debate sobre Moradia

Organizar um debate sobre os desafios da moradia na cidade pode ser uma excelente forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Eles podem pesquisar sobre questões como a falta de moradia, a especulação imobiliária e as políticas públicas relacionadas. A habilidade BNCC correspondente é LINGUAGENS – EF15LP05, que trata da argumentação e do debate.

5. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que retratem a vida em diferentes tipos de moradia. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de permitir que os alunos reflitam sobre as realidades sociais. A habilidade BNCC correspondente é ARTES – EF15AR03, que envolve a criação de narrativas visuais.

6. Pesquisa sobre Tipos de Moradia

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre os diferentes tipos de moradia existentes no Brasil e no mundo. Eles devem apresentar suas descobertas em sala de aula, utilizando recursos visuais como slides ou cartazes. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – EF05GE02, que envolve a pesquisa e a apresentação de informações geográficas.

7. Jogo de Tabuleiro sobre Moradia

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre os diferentes tipos de moradia e os desafios enfrentados por quem vive em cada uma delas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a criatividade. A habilidade BNCC correspondente é MATEMÁTICA – EF05MA05, que envolve a criação e a resolução de problemas.

8. Visita a Projetos Habitacionais

Organizar uma visita a projetos habitacionais na comunidade pode proporcionar aos alunos uma visão prática sobre o tema moradia. Eles poderão observar como são construídas as moradias e discutir com os responsáveis sobre os desafios enfrentados. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – EF05GE03, que envolve a análise de projetos de urbanização.

9. Criação de um Blog sobre Moradia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre moradia. Essa atividade estimula a escrita e a comunicação digital. A habilidade BNCC correspondente é LINGUAGENS – EF15LP01, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

10. Mapa de Sonhos

Os alunos podem criar um “mapa dos sonhos” onde desenham a moradia ideal que gostariam de ter no futuro. Essa atividade permite que os alunos reflitam sobre suas aspirações e o que consideram importante em uma moradia. A habilidade BNCC correspondente é ARTES – EF15AR01, que envolve a expressão de sentimentos e ideias por meio da arte.