15 Ideias de Atividades (BNCC) de ciências sobre o solo

1. Experimento de Camadas do Solo

Os alunos podem realizar um experimento prático para observar as diferentes camadas do solo. Para isso, devem coletar amostras de solo de diferentes locais e colocá-las em frascos transparentes. Após a coleta, os alunos devem identificar e descrever as camadas visíveis, como a camada superficial, a camada de subsolo e a rocha mãe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Ciências (EF05CI04), que envolve a investigação de características dos solos.

2. Análise de Textura do Solo

Nesta atividade, os alunos aprenderão a determinar a textura do solo utilizando o método da sedimentação. Eles devem misturar uma amostra de solo com água e deixar sedimentar por um período. Após a sedimentação, os alunos devem medir as camadas formadas e identificar a proporção de areia, silte e argila. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EF05CI05), que aborda a análise de propriedades dos materiais.

3. Plantio em Diferentes Tipos de Solo

Os alunos podem plantar sementes em diferentes tipos de solo (areia, argila e solo fértil) e observar o crescimento das plantas ao longo do tempo. Eles devem registrar as condições de crescimento e discutir como o tipo de solo influencia o desenvolvimento das plantas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF05CI06), que envolve a observação de fenômenos naturais.

4. Investigação da Fertilidade do Solo

Os alunos podem realizar testes simples para avaliar a fertilidade do solo, como o teste de pH e a presença de nutrientes. Eles devem coletar amostras de solo de diferentes áreas e utilizar kits de teste para determinar as características químicas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF05CI07), que trata da análise de fatores que influenciam a vida no solo.

5. Mapeamento de Uso do Solo

Nesta atividade, os alunos devem criar um mapa do uso do solo em sua comunidade. Eles podem observar e registrar como o solo é utilizado (agricultura, construção, áreas verdes) e discutir as implicações dessas práticas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF05CI08), que envolve a análise do espaço geográfico.

6. Estudo de Organismos do Solo

Os alunos podem coletar amostras de solo e observar a presença de organismos, como minhocas e insetos. Eles devem identificar esses organismos e discutir seu papel na saúde do solo. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EF05CI09), que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

7. Efeito da Erosão no Solo

Os alunos podem simular a erosão do solo utilizando modelos de solo em miniatura. Ao aplicar água em diferentes inclinações, eles podem observar como a água afeta a estrutura do solo e a perda de nutrientes. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF05CI10), que envolve a análise de processos naturais e suas consequências.

8. Criação de um Diário de Observação do Solo

Os alunos podem manter um diário de observação do solo, registrando mudanças ao longo do tempo em um local específico. Eles devem documentar as condições climáticas, a presença de plantas e a umidade do solo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF05CI11), que envolve a observação sistemática de fenômenos naturais.

9. Experiência com Compostagem

Nesta atividade, os alunos podem criar uma composteira na escola para entender o processo de decomposição e a importância da matéria orgânica para o solo. Eles devem acompanhar o processo e discutir como a compostagem melhora a qualidade do solo. Essa atividade atende à habilidade BNCC (EF05CI12), que aborda a importância da sustentabilidade.

10. Debate sobre Conservação do Solo

Os alunos podem participar de um debate sobre a importância da conservação do solo e as práticas que podem ser adotadas para evitar a degradação. Eles devem pesquisar e apresentar soluções para problemas como erosão e contaminação do solo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF05CI13), que envolve a discussão de questões ambientais.