15 Ideias de Atividades (BNCC) história educação infantil

1. Linha do Tempo da História

Uma atividade que envolve a criação de uma linha do tempo onde as crianças podem ilustrar eventos históricos importantes. Os alunos podem usar recortes de revistas, desenhos ou colagens para representar cada evento, promovendo a habilidade de reconhecer a sequência temporal. Habilidade BNCC: (EF15HI01) – Identificar e descrever eventos históricos.

2. Contação de Histórias

Os professores podem realizar sessões de contação de histórias que abordem temas históricos, utilizando fantoches ou dramatizações. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão dos contextos históricos. Habilidade BNCC: (EF15HI02) – Compreender e narrar histórias de diferentes épocas.

3. Jogo de Memória Histórica

Desenvolver um jogo de memória com figuras de personagens históricos e eventos significativos. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o conhecimento de forma lúdica. Habilidade BNCC: (EF15HI03) – Reconhecer personagens e eventos importantes da história.

4. Mapa Conceitual de Civilizações

Os alunos podem criar um mapa conceitual que represente diferentes civilizações, suas características e contribuições para a história. Essa atividade promove a pesquisa e a organização de informações. Habilidade BNCC: (EF15HI04) – Identificar características de diferentes civilizações.

5. Teatro de Fantoches

Utilizar fantoches para encenar eventos históricos, permitindo que as crianças participem ativamente da representação. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade. Habilidade BNCC: (EF15HI05) – Participar de encenações de eventos históricos.

6. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre figuras históricas ou eventos, utilizando materiais recicláveis. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações. Habilidade BNCC: (EF15HI06) – Produzir e apresentar informações sobre a história.

7. Visita a Museus Virtuais

Promover visitas a museus virtuais onde as crianças podem explorar exposições relacionadas à história. Essa atividade amplia o conhecimento e a curiosidade sobre o passado. Habilidade BNCC: (EF15HI07) – Explorar e compreender o patrimônio histórico.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Realizar um jogo de perguntas e respostas sobre história, onde as crianças podem competir em grupos. Essa dinâmica estimula o trabalho em equipe e a memorização de fatos históricos. Habilidade BNCC: (EF15HI08) – Participar de atividades de questionamento sobre a história.

9. Criação de Diário de Personagem

Os alunos podem criar um diário fictício de um personagem histórico, escrevendo sobre suas experiências e sentimentos. Essa atividade desenvolve a empatia e a escrita criativa. Habilidade BNCC: (EF15HI09) – Produzir textos que reflitam a perspectiva de personagens históricos.

10. Exposição de Projetos

Organizar uma exposição onde os alunos apresentam seus projetos sobre temas históricos, utilizando recursos visuais e orais. Essa atividade promove a comunicação e a troca de conhecimentos. Habilidade BNCC: (EF15HI10) – Apresentar projetos sobre a história de forma criativa.