15 Ideias de Atividades (BNCC) igual e diferente educação infantil

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática fundamental na educação infantil, pois estimula a imaginação e a criatividade das crianças. Os professores podem escolher histórias que abordem temas como amizade, respeito e diversidade, alinhando-se à BNCC, especificamente à habilidade de leitura e interpretação de textos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma atividade lúdica que pode ser adaptada para trabalhar vocabulário e ortografia. Os professores podem criar cartas com palavras e imagens correspondentes, promovendo a associação entre elas. Essa atividade desenvolve a memória e a atenção, além de estar alinhada à habilidade de leitura e escrita. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Oficina de Artes com Materiais Recicláveis

Promover uma oficina de artes utilizando materiais recicláveis é uma excelente forma de trabalhar a criatividade e a consciência ambiental. As crianças podem criar obras de arte a partir de garrafas PET, papelão e outros materiais, desenvolvendo habilidades motoras e artísticas. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Brincadeiras de Roda

As brincadeiras de roda são tradicionais na educação infantil e promovem a socialização e o desenvolvimento motor das crianças. Os professores podem ensinar cantigas de roda que abordem temas da cultura popular, alinhando-se à BNCC nas áreas de música e movimento. Habilidade BNCC: EF15MU01.

5. Atividade de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar é uma forma de ensinar sobre a natureza e o cuidado com o meio ambiente. As crianças podem plantar sementes e acompanhar o crescimento das plantas, desenvolvendo habilidades científicas e de observação. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Jogos de Coordenação Motora

Atividades que envolvem jogos de coordenação motora, como correr, pular e dançar, são essenciais para o desenvolvimento físico das crianças. Os professores podem criar circuitos de atividades que estimulem a movimentação e a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15EF01.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular as crianças a criar suas próprias histórias em quadrinhos é uma forma divertida de trabalhar a escrita e a narrativa. Os alunos podem desenhar e escrever diálogos, desenvolvendo a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos para ensinar conceitos matemáticos, como contagem e formas geométricas, torna o aprendizado mais dinâmico. Os professores podem criar jogos de tabuleiro ou atividades com blocos de montar, alinhando-se às habilidades de raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como misturar cores ou observar a flutuação de objetos na água, é uma maneira de despertar a curiosidade das crianças. Essas atividades promovem o aprendizado prático e a investigação, alinhando-se à BNCC. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma atividade que estimula a expressão oral e a criatividade. Os professores podem incentivar as crianças a criar suas próprias histórias e personagens, promovendo a interação e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR02.