15 Ideias de Atividades (BNCC) de basquete para ensino fundamental 1

1. Jogo de Passes

Uma atividade fundamental para desenvolver a habilidade de passe entre os alunos. Os estudantes se dividem em duplas e praticam diferentes tipos de passes, como o passe de peito e o passe picado. O professor pode introduzir desafios, como aumentar a distância entre os alunos ou adicionar um defensor. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01 da BNCC, que aborda a prática de jogos e brincadeiras.

2. Dribles Criativos

Os alunos devem praticar dribles em um espaço delimitado, utilizando cones ou outros obstáculos. O objetivo é que eles desenvolvam a coordenação motora e a criatividade ao driblar. O professor pode incentivar a competição, cronometrando o tempo que cada aluno leva para completar o percurso. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF02 da BNCC, que enfatiza a importância do domínio das habilidades motoras.

3. Mini Torneio de Basquete

Organizar um mini torneio entre as turmas é uma excelente forma de aplicar o que foi aprendido. Os alunos são divididos em equipes e jogam partidas curtas. O professor pode criar regras específicas e premiar a equipe vencedora. Essa atividade promove a habilidade EF15EF03 da BNCC, que trata da prática de jogos coletivos e do trabalho em equipe.

4. Circuito de Habilidades

Montar um circuito que inclua diferentes estações de habilidades, como arremessos, passes e dribles. Os alunos devem passar por cada estação, realizando a atividade proposta. Essa abordagem ajuda a trabalhar várias habilidades ao mesmo tempo e está alinhada à habilidade EF15EF04 da BNCC, que aborda a prática de atividades físicas diversificadas.

5. Arremesso ao Alvo

Colocar alvos em diferentes distâncias da cesta de basquete e desafiar os alunos a acertar os alvos com arremessos. Essa atividade ajuda a desenvolver a precisão e a força do arremesso. O professor pode variar a altura e a distância dos alvos para aumentar a dificuldade, alinhando-se à habilidade EF15EF05 da BNCC, que enfatiza a prática de arremessos.

6. Jogo de Defesa

Os alunos praticam a defesa em duplas, onde um aluno tenta driblar enquanto o outro tenta impedir o avanço. Essa atividade é essencial para desenvolver habilidades defensivas e a compreensão do jogo. Está relacionada à habilidade EF15EF06 da BNCC, que aborda a importância da defesa em jogos coletivos.

7. Basquete com Obstáculos

Criar um percurso com obstáculos que os alunos devem driblar enquanto se dirigem à cesta. Essa atividade estimula a agilidade e a coordenação motora. O professor pode adicionar desafios, como driblar com a mão não dominante, alinhando-se à habilidade EF15EF07 da BNCC, que enfatiza a prática de atividades físicas com desafios.

8. Jogo do Arremesso em Equipe

Dividir a turma em equipes e realizar um jogo onde cada equipe deve fazer um certo número de arremessos em um tempo determinado. Essa atividade promove a colaboração e a competição saudável, além de trabalhar a habilidade de arremesso. Está alinhada à habilidade EF15EF08 da BNCC, que trata da prática de jogos coletivos.

9. Basquete Adaptado

Implementar uma versão adaptada do basquete, onde as regras são simplificadas para facilitar a participação de todos os alunos. Essa atividade é inclusiva e promove a socialização e o respeito às diferenças. Relaciona-se à habilidade EF15EF09 da BNCC, que aborda a inclusão e a diversidade nas práticas esportivas.

10. Criação de Coreografias com Basquete

Os alunos podem criar coreografias que incluam movimentos de basquete, como dribles e arremessos, ao som de músicas. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de promover a prática de atividades físicas de forma lúdica. Está alinhada à habilidade EF15EF10 da BNCC, que enfatiza a expressão corporal nas atividades físicas.