15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática 6º ao 9º ano

1. Jogo da Batalha Naval com Coordenadas

Utilizando um tabuleiro de batalha naval, os alunos devem posicionar seus barcos em um grid e, em seguida, realizar perguntas utilizando coordenadas. Essa atividade desenvolve a noção de plano cartesiano e a habilidade de localização. Habilidade BNCC: EF06MA09.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre a altura de seus colegas e, em seguida, criam gráficos de barras ou linhas para representar essas informações. Essa atividade promove a interpretação de dados e a construção de gráficos. Habilidade BNCC: EF07MA16.

3. Desafio de Problemas Matemáticos em Grupo

Divida a turma em grupos e proponha problemas matemáticos que envolvam raciocínio lógico e resolução de situações-problema. Os grupos devem apresentar suas soluções e métodos. Habilidade BNCC: EF08MA12.

4. Jogo de Tabuleiro sobre Frações

Crie um jogo de tabuleiro onde os alunos devem resolver questões sobre frações para avançar no jogo. Essa atividade ajuda a fixar o conceito de frações e suas operações. Habilidade BNCC: EF07MA05.

5. Atividade de Medidas com Materiais do Dia a Dia

Os alunos devem medir objetos da sala de aula utilizando réguas e fitas métricas, registrando suas medidas e comparando-as. Essa atividade reforça o entendimento de medidas e unidades. Habilidade BNCC: EF06MA10.

6. Criação de um Orçamento Familiar

Os alunos devem elaborar um orçamento familiar fictício, considerando receitas e despesas. Essa atividade ensina sobre porcentagens e a importância do planejamento financeiro. Habilidade BNCC: EF08MA14.

7. Estudo de Probabilidades com Jogos de Dados

Utilizando dados, os alunos devem calcular a probabilidade de diferentes eventos. Essa atividade introduz conceitos de estatística e probabilidade de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF09MA20.

8. Explorando Padrões com Sequências Numéricas

Os alunos devem identificar e criar sequências numéricas, explorando padrões e regularidades. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a análise de padrões. Habilidade BNCC: EF06MA03.

9. Construção de Formas Geométricas com Materiais Recicláveis

Utilizando materiais recicláveis, os alunos devem construir diferentes formas geométricas, discutindo suas propriedades. Essa atividade promove o aprendizado prático de geometria. Habilidade BNCC: EF07MA04.

10. Simulação de Compras em um Supermercado

Os alunos simulam uma experiência de compras em um supermercado, calculando o total das compras e aplicando descontos. Essa atividade reforça a aplicação de operações matemáticas no cotidiano. Habilidade BNCC: EF08MA13.

11. Resolução de Enigmas Matemáticos

Proponha enigmas e desafios matemáticos que os alunos devem resolver em equipe. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a colaboração. Habilidade BNCC: EF09MA21.

12. Análise de Gráficos Estatísticos

Os alunos devem analisar gráficos estatísticos de diferentes fontes, discutindo as informações apresentadas e suas implicações. Essa atividade desenvolve a interpretação de dados. Habilidade BNCC: EF07MA15.

13. Criação de um Mapa Conceitual sobre Números Inteiros

Os alunos criam um mapa conceitual que relaciona os números inteiros e suas operações. Essa atividade ajuda a organizar o conhecimento e a visualizar as relações. Habilidade BNCC: EF06MA02.

14. Jogo de Memória com Conceitos Matemáticos

Crie um jogo de memória onde os alunos devem combinar conceitos matemáticos com suas definições. Essa atividade reforça a memorização e a compreensão de conceitos. Habilidade BNCC: EF08MA01.

15. Debate sobre a Importância da Matemática no Cotidiano

Promova um debate em sala de aula sobre como a matemática está presente no dia a dia dos alunos, incentivando a reflexão sobre a relevância da disciplina. Habilidade BNCC: EF09MA19.