15 Ideias de Atividades (BNCC) jardim 1 educação infantil

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma divertida e sensorial de introduzir as crianças ao mundo das cores e formas. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel grande para explorar a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a expressão artística e a utilização de diferentes materiais.

2. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma excelente maneira de desenvolver a linguagem oral e a imaginação das crianças. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e participar da contação, estimulando a habilidade BNCC EI03EF01, que trata da interação e da expressão em diferentes contextos.

3. Jogo da Memória com Animais

O jogo da memória é uma atividade que ajuda a desenvolver a memória e a concentração. Os alunos podem criar cartões com imagens de animais e jogar em duplas ou grupos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que envolve a construção de conhecimentos sobre o mundo natural.

4. Plantio de Sementes

O plantio de sementes é uma atividade prática que ensina as crianças sobre o ciclo da vida e a importância da natureza. Os alunos podem plantar sementes em pequenos vasos e acompanhar seu crescimento. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03ET01, que aborda o cuidado com o meio ambiente.

5. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é um jogo clássico que promove a coordenação motora e a socialização. Os alunos dançam ao som de músicas infantis e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF03, que envolve o desenvolvimento de habilidades corporais.

6. Criação de Máscaras

Os alunos podem criar máscaras utilizando papel, tintas e outros materiais recicláveis. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CG04, que trata da produção artística.

7. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica que incentiva a exploração e o trabalho em equipe. Os alunos podem seguir pistas para encontrar pequenos tesouros escondidos na escola. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03EF04, que envolve a resolução de problemas e a colaboração.

8. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a mistura de cores ou a flutuação de objetos, é uma forma de introduzir conceitos científicos. Os alunos podem observar e registrar suas descobertas, alinhando-se à habilidade BNCC EI03CN01, que trata da investigação e experimentação.

9. Teatro de Sombras

O teatro de sombras é uma atividade que combina arte e narrativa. Os alunos podem criar figuras e contar histórias utilizando luz e sombras. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF05, que envolve a apreciação e a criação de produções artísticas.

10. Jogos de Roda

Os jogos de roda, como “Ciranda Cirandinha”, são ótimos para promover a interação social e o desenvolvimento motor. Os alunos podem cantar e brincar em círculo, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF06, que trata da participação em brincadeiras e jogos coletivos.