15 Ideias de Atividades (BNCC) pronto para 2º ano do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartões com palavras e suas respectivas imagens. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a escrita de palavras.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem criar suas próprias histórias em grupos e apresentá-las para a turma. Essa atividade desenvolve a criatividade e a expressão oral, além de estar de acordo com a habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos orais e escritos.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Os professores podem elaborar pistas que envolvam problemas matemáticos simples. Os alunos, em grupos, devem resolver as questões para encontrar o “tesouro”. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02MA03, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos como a mistura de água e óleo ou a criação de um vulcão de bicarbonato de sódio. Essa atividade estimula a curiosidade e o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e a experimentação.

5. Produção de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando recortes, desenhos e textos. Essa atividade promove a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos informativos.

6. Jogo de Role-Playing

Os alunos podem encenar situações do cotidiano, como ir ao mercado ou visitar um médico. Essa atividade desenvolve a empatia e a comunicação, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que trata da interação social.

7. Atividades de Leitura Compartilhada

Os professores podem realizar leituras em voz alta de livros infantis, seguidas de discussões sobre a história. Essa prática estimula a compreensão leitora e está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a interpretação de textos.

8. Criação de um Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário onde registram suas atividades diárias e sentimentos. Essa atividade promove a escrita reflexiva e está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a produção de textos pessoais.

9. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvam matemática ou língua portuguesa. Os alunos aprendem de forma lúdica e colaborativa, alinhando-se à habilidade EF02MA04, que envolve o uso de jogos para aprender conceitos matemáticos.

10. Atividades Artísticas com Reciclagem

Os alunos podem criar obras de arte utilizando materiais recicláveis. Essa atividade promove a consciência ambiental e a criatividade, alinhando-se à habilidade EF02CI02, que envolve a valorização do meio ambiente.