15 Ideias de Atividades (BNCC) basquete ensino fundamental

1. Jogo de Basquete Adaptado

Uma atividade que promove a inclusão e o aprendizado das regras básicas do basquete. Os alunos são divididos em equipes e jogam com uma bola maior e cestas mais baixas, facilitando a participação de todos. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de jogos e brincadeiras.

2. Circuito de Habilidades

Os alunos passam por estações que incluem dribles, passes e arremessos. Cada estação tem um tempo determinado, e os alunos devem completar as tarefas propostas. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e coordenação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a prática de atividades físicas.

3. Mini Torneio de Basquete

Organizar um mini torneio entre as turmas, onde cada equipe joga em um formato de eliminação. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a competitividade saudável, além de promover a prática esportiva, conforme a habilidade BNCC EF15EF03, que trata da participação em competições.

4. Aula Teórica sobre Regras do Basquete

Realizar uma aula expositiva sobre as regras do basquete, utilizando recursos visuais como vídeos e slides. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem melhor o jogo e suas regras, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF04, que envolve a compreensão de regras de jogos.

5. Dribles Criativos

Os alunos devem criar e apresentar seus próprios dribles e movimentos com a bola. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, além de desenvolver habilidades técnicas, de acordo com a habilidade BNCC EF15EF05, que promove a expressão corporal em atividades físicas.

6. Arremesso de Precisão

Os alunos praticam arremessos de diferentes distâncias e ângulos, utilizando alvos para aumentar a precisão. Essa atividade é excelente para desenvolver a coordenação e a técnica de arremesso, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF06, que enfatiza a prática de arremessos em diferentes contextos.

7. Basquete com Obstáculos

Montar um percurso com obstáculos que os alunos devem driblar enquanto conduzem a bola. Essa atividade promove o desenvolvimento da agilidade e do controle da bola, atendendo à habilidade BNCC EF15EF07, que trata do desenvolvimento de habilidades motoras em contextos variados.

8. Jogo de Passes

Os alunos formam um círculo e devem passar a bola entre si, tentando não deixá-la cair. Essa atividade desenvolve a comunicação e o trabalho em equipe, além de reforçar a técnica de passe, conforme a habilidade BNCC EF15EF08, que aborda a prática de passes em jogos coletivos.

9. Desafio de Arremessos

Os alunos competem para ver quem consegue mais pontos em arremessos de diferentes posições. Essa atividade incentiva a prática e a superação pessoal, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF09, que enfatiza a prática de arremessos em situações de competição.

10. Criação de um Jogo de Basquete

Os alunos são desafiados a criar suas próprias regras e formatos de jogo de basquete. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre o esporte, atendendo à habilidade BNCC EF15EF10, que promove a criação e adaptação de jogos e brincadeiras.