15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre formas geométricas para educação infantil

1. Caça ao Tesouro Geométrico

Organize uma caça ao tesouro onde as crianças devem encontrar formas geométricas escondidas pela sala ou pátio. Utilize cartões com imagens de formas como triângulos, quadrados e círculos. As crianças devem identificar e coletar as formas, desenvolvendo habilidades de observação e reconhecimento. Habilidade BNCC: EF15MA01.

2. Montagem de Formas com Materiais Recicláveis

Proponha que os alunos utilizem materiais recicláveis, como tampinhas, caixas e papel, para criar suas próprias formas geométricas. Essa atividade estimula a criatividade e a consciência ambiental. Habilidade BNCC: EF15MA02.

3. Jogo da Memória Geométrica

Crie um jogo da memória com cartas que apresentam diferentes formas geométricas. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda na memorização e no reconhecimento das formas. Habilidade BNCC: EF15MA03.

4. Desenho de Formas com Giz de Cera

Forneça folhas de papel e giz de cera para que as crianças desenhem formas geométricas. Incentive-as a criar composições artísticas utilizando as formas, promovendo a expressão criativa e o entendimento das características de cada forma. Habilidade BNCC: EF15MA04.

5. Formas na Natureza

Leve os alunos para uma caminhada ao ar livre e peça que identifiquem formas geométricas na natureza, como folhas, flores e pedras. Essa atividade conecta o aprendizado com o ambiente natural e estimula a observação. Habilidade BNCC: EF15MA05.

6. Construção de Formas com Blocos

Utilize blocos de montar para que as crianças construam diferentes formas geométricas. Essa atividade desenvolve habilidades motoras e a compreensão espacial, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15MA06.

7. Formas em Movimento

Crie uma atividade onde as crianças devem representar formas geométricas com seus corpos. Por exemplo, formar um triângulo ou um quadrado. Essa atividade promove a consciência corporal e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15MA07.

8. Pintura de Formas Geométricas

Proponha uma atividade de pintura onde as crianças devem pintar formas geométricas em diferentes cores. Essa atividade estimula a criatividade e a identificação das formas. Habilidade BNCC: EF15MA08.

9. Formas em Música e Dança

Crie uma coreografia onde cada movimento representa uma forma geométrica. As crianças podem dançar e, ao mesmo tempo, aprender sobre as formas de maneira lúdica e divertida. Habilidade BNCC: EF15MA09.

10. Quebra-Cabeça de Formas

Desenvolva quebra-cabeças com formas geométricas que as crianças devem montar. Essa atividade ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e na coordenação motora. Habilidade BNCC: EF15MA10.

11. Formas e Cores

Combine o ensino de formas geométricas com cores, pedindo que as crianças classifiquem objetos de acordo com a forma e a cor. Essa atividade desenvolve habilidades de categorização e percepção visual. Habilidade BNCC: EF15MA11.

12. Formas na Arte

Apresente obras de arte que utilizam formas geométricas e peça que as crianças criem suas próprias obras inspiradas nelas. Essa atividade estimula a apreciação artística e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15MA12.

13. Formas em Histórias

Leia histórias que mencionam formas geométricas e, em seguida, peça que as crianças desenhem ou representem as formas mencionadas. Essa atividade integra a literatura ao aprendizado de matemática. Habilidade BNCC: EF15MA13.

14. Formas e Sombreamento

Ensine as crianças a criar sombras de formas geométricas utilizando luz natural ou lanternas. Essa atividade explora conceitos de luz e sombra, além de promover a curiosidade científica. Habilidade BNCC: EF15MA14.

15. Formas em Jogos Digitais

Utilize aplicativos educativos que ensinam sobre formas geométricas de maneira interativa. As crianças podem aprender brincando, o que torna o aprendizado mais envolvente e divertido. Habilidade BNCC: EF15MA15.