15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática para 2º ano fundamental

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e suas representações em formas geométricas. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de reconhecimento numérico e associação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA01, que trata do reconhecimento e representação de números.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos precisam resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Cada pista leva a uma nova atividade que envolve adição e subtração. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA02.

3. Construindo Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre a altura de seus colegas e, em seguida, constroem gráficos de barras para representar essas informações. Essa atividade promove a compreensão de dados e gráficos, conforme a habilidade BNCC EF02MA03.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Crie um tabuleiro onde os alunos avançam casas ao resolver problemas de matemática. Cada casa pode representar uma operação diferente, como adição, subtração ou multiplicação. Essa atividade ajuda a reforçar o aprendizado de operações matemáticas, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA04.

5. Atividades com Dinheiro

Simule uma loja na sala de aula onde os alunos podem “comprar” e “vender” produtos utilizando dinheiro fictício. Essa atividade ensina sobre contagem de dinheiro e troco, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA05.

6. Criação de Problemas Matemáticos

Os alunos são desafiados a criar seus próprios problemas matemáticos e trocá-los com os colegas para resolver. Essa atividade estimula a criatividade e o raciocínio lógico, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA06.

7. Contagem de Objetos

Utilize objetos do cotidiano, como botões ou lápis, para que os alunos pratiquem a contagem. Eles podem agrupar os objetos em diferentes quantidades e representar isso graficamente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA07.

8. Desenho de Formas Geométricas

Peça aos alunos que desenhem e recortem formas geométricas, como triângulos, quadrados e círculos. Em seguida, eles podem criar composições artísticas utilizando essas formas. Essa atividade promove o reconhecimento e a construção de formas, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA08.

9. Raciocínio Lógico com Quebra-Cabeças

Utilize quebra-cabeças que envolvam operações matemáticas para desenvolver o raciocínio lógico dos alunos. Eles podem trabalhar em grupos para resolver os desafios, promovendo a colaboração e o aprendizado coletivo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA09.

10. Histórias Matemáticas

Incentive os alunos a criar histórias que envolvam problemas matemáticos. Eles podem apresentar suas histórias para a turma, promovendo a oralidade e a compreensão matemática. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02MA10.

11. Jogos de Classificação

Proponha atividades onde os alunos classifiquem objetos de acordo com diferentes critérios, como cor, tamanho ou forma. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades de classificação e organização, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA11.

12. Atividades com Calendário

Utilize um calendário para ensinar sobre dias da semana, meses e contagem de dias. Os alunos podem marcar eventos importantes e aprender a contar os dias até essas datas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA12.

13. Medidas com Materiais Diversos

Proponha atividades onde os alunos meçam objetos utilizando réguas e fitas métricas. Eles podem comparar as medidas e discutir sobre comprimento e altura. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF02MA13.

14. Criação de Sequências Numéricas

Os alunos podem criar sequências numéricas utilizando diferentes padrões, como pares e ímpares. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a identificação de padrões, alinhando-se à habilidade BNCC EF02MA14.

15. Experimentos com Volume

Realize experimentos simples utilizando recipientes de diferentes tamanhos para ensinar sobre volume. Os alunos podem medir a quantidade de água em cada recipiente e comparar os resultados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF02MA15.