15 Ideias de Atividades (BNCC) 5º ano geografia

1. Mapa Mundi Interativo

Utilizando um mapa mundi, os alunos podem localizar diferentes países e continentes. A atividade pode incluir a pesquisa sobre a geografia, cultura e economia de um país específico. Os alunos devem apresentar suas descobertas em sala de aula, promovendo a habilidade BNCC GE05_01, que aborda a localização e a identificação de diferentes espaços geográficos.

2. Criação de um Jornal Escolar

Os alunos podem criar um jornal escolar que inclua notícias sobre eventos geográficos, como desastres naturais ou descobertas científicas. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de desenvolver a habilidade BNCC GE05_02, que envolve a análise de informações geográficas e sua relação com a sociedade.

3. Estudo de Caso: Mudanças Climáticas

Os alunos podem investigar as causas e consequências das mudanças climáticas em diferentes regiões do mundo. A atividade pode incluir debates e apresentações, promovendo a habilidade BNCC GE05_03, que trata da compreensão das dinâmicas ambientais e suas implicações sociais.

4. Visita a um Parque Natural

Organizar uma visita a um parque natural local permite que os alunos observem a biodiversidade e a geografia do local. Após a visita, os alunos podem elaborar um relatório sobre o que aprenderam, desenvolvendo a habilidade BNCC GE05_04, que envolve a observação e análise de ambientes naturais.

5. Jogo de Tabuleiro sobre Geografia

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que aborde questões geográficas, como capitais, rios e montanhas. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a pesquisa, além de desenvolver a habilidade BNCC GE05_05, que trata do conhecimento sobre a organização do espaço geográfico.

6. Mapa de Riquezas Naturais

Os alunos podem criar um mapa que mostre as riquezas naturais do Brasil, como minérios, florestas e recursos hídricos. A atividade pode incluir pesquisa e apresentação, promovendo a habilidade BNCC GE05_06, que envolve a análise dos recursos naturais e sua importância para a economia.

7. Debate sobre Urbanização

Promover um debate sobre os desafios da urbanização nas grandes cidades permite que os alunos reflitam sobre questões sociais e ambientais. Essa atividade desenvolve a habilidade BNCC GE05_07, que trata da análise dos processos de urbanização e suas consequências.

8. Criação de um Blog de Geografia

Os alunos podem criar um blog onde compartilham informações sobre diferentes temas geográficos, como culturas, climas e paisagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, desenvolvendo a habilidade BNCC GE05_08, que envolve a produção de textos informativos sobre temas geográficos.

9. Análise de Mapas Históricos

Os alunos podem analisar mapas históricos para entender como as fronteiras e os territórios mudaram ao longo do tempo. Essa atividade promove a habilidade BNCC GE05_09, que trata da compreensão das transformações geográficas ao longo da história.

10. Projeto de Sustentabilidade

Os alunos podem desenvolver um projeto que proponha soluções sustentáveis para problemas ambientais locais. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe, além de desenvolver a habilidade BNCC GE05_10, que envolve a proposição de ações para a preservação do meio ambiente.