15 Ideias de Atividades (BNCC) sobre basquete

1. Jogo de Basquete Adaptado

Uma atividade que consiste em adaptar as regras do basquete para que todos os alunos possam participar, independentemente de suas habilidades. O professor pode dividir a turma em equipes mistas e criar um jogo onde o foco é a inclusão e a diversão. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Oficina de Dribles

Nesta atividade, os alunos aprendem diferentes tipos de dribles, como o drible de proteção e o drible de velocidade. O professor pode organizar uma competição amigável para ver quem consegue driblar mais rápido em um percurso determinado. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Treino de Lances Livres

Os alunos praticam a técnica de arremesso em lances livres, focando na postura e na mecânica do movimento. O professor pode criar um sistema de pontos para motivar os alunos a melhorarem suas habilidades. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Jogo de Passes

Os alunos são divididos em duplas e devem realizar passes em diferentes distâncias, enfatizando a precisão e a comunicação. O professor pode introduzir desafios, como passar a bola enquanto se move. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Circuito de Habilidades

Criação de um circuito onde os alunos passam por diferentes estações que envolvem dribles, passes e arremessos. Cada estação pode ter um tempo limite, e os alunos devem completar o máximo de atividades possível. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Jogo de Basquete em Círculo

Os alunos formam um círculo e devem passar a bola uns para os outros, tentando evitar que a bola caia no chão. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Desafio de Arremessos

Os alunos competem para ver quem consegue acertar mais arremessos de diferentes posições na quadra. O professor pode criar um ranking para incentivar a prática e a melhoria contínua. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Estudo de Jogadores Famosos

Os alunos pesquisam sobre jogadores de basquete famosos e suas técnicas, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade promove a pesquisa e o conhecimento sobre a história do esporte. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Criação de Estratégias de Jogo

Os alunos, em grupos, devem criar uma estratégia de jogo para uma partida de basquete, considerando as posições e as jogadas. Depois, eles podem apresentar suas estratégias e simular o jogo. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Torneio de Basquete

Organização de um torneio entre as turmas, onde os alunos podem aplicar tudo o que aprenderam nas atividades anteriores. O torneio pode ter premiações simbólicas para as equipes vencedoras, promovendo a competitividade saudável. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Análise de Jogos

Assistir a um jogo de basquete e discutir as jogadas, estratégias e técnicas utilizadas pelos jogadores. Essa atividade ajuda os alunos a entenderem melhor o jogo e a importância do trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Criação de um Diário de Treino

Os alunos mantêm um diário onde registram suas práticas, evolução e sentimentos sobre as atividades de basquete. Essa atividade estimula a autoavaliação e o desenvolvimento pessoal. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Jogos de Quebra-Gelo com Basquete

Realizar atividades lúdicas que envolvam a bola de basquete, como jogos de perguntas e respostas, onde a resposta correta permite que o aluno faça um arremesso. Essa atividade promove a interação e o aprendizado. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Basquete e Matemática

Integrar matemática ao basquete, como calcular a porcentagem de acertos em arremessos ou a média de pontos por jogo. Essa atividade ajuda a relacionar o esporte com outras disciplinas. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. A Importância do Basquete na Cultura

Os alunos discutem como o basquete influencia a cultura, a moda e a música, promovendo um debate sobre a relevância do esporte na sociedade. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a expressão oral. Habilidade BNCC: EF15EF15.