15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema solar 6º ano

1. Criação de Maquetes do Sistema Solar

Os alunos podem criar maquetes do sistema solar utilizando materiais recicláveis, como papelão, garrafas plásticas e tintas. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de permitir que os estudantes visualizem as proporções e distâncias entre os planetas. A habilidade BNCC correspondente é EF06CI01, que envolve a elaboração de representações do sistema solar.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas e respostas sobre o sistema solar pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem ser divididos em equipes e responder a perguntas sobre características dos planetas, suas órbitas e outros fenômenos astronômicos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06CI02, que aborda a pesquisa e a sistematização de informações.

3. Estudo de Mitos e Lendas sobre os Planetas

Os alunos podem pesquisar e apresentar mitos e lendas de diferentes culturas relacionadas aos planetas. Essa atividade promove a interdisciplinaridade, conectando ciências e literatura, e está alinhada à habilidade EF06CI03, que envolve a análise de diferentes fontes de informação.

4. Observação do Céu Noturno

Promover uma atividade de observação do céu noturno, onde os alunos possam identificar constelações e planetas visíveis, é uma excelente maneira de aplicar o conhecimento adquirido. Essa prática está relacionada à habilidade EF06CI04, que trata da observação e registro de fenômenos naturais.

5. Criação de um Diário Astronômico

Cada aluno pode criar um diário onde registrará informações sobre os planetas, suas características e curiosidades. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, alinhando-se à habilidade EF06CI05, que envolve a produção de textos informativos.

6. Simulação de Missões Espaciais

Os alunos podem simular uma missão espacial, onde cada grupo ficará responsável por um planeta. Eles devem apresentar informações sobre a atmosfera, temperatura e possíveis formas de vida. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06CI06, que aborda a exploração e a análise de ambientes.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre o sistema solar, utilizando recursos digitais. Essa atividade estimula a criatividade e a habilidade de comunicação, alinhando-se à habilidade EF06CI07, que envolve a utilização de tecnologias digitais para a produção de conteúdos.

8. Debate sobre Exploração Espacial

Organizar um debate sobre os prós e contras da exploração espacial pode ajudar os alunos a desenvolverem habilidades críticas e argumentativas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF06CI08, que envolve a discussão de temas contemporâneos e suas implicações.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre cada planeta, destacando suas características principais. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação visual de informações, alinhando-se à habilidade EF06CI09, que trata da comunicação de resultados de investigações científicas.

10. Experimentos sobre Gravidade

Realizar experimentos simples que demonstrem a gravidade e sua influência nos planetas pode ser uma forma prática de aprender. Os alunos podem observar como diferentes objetos caem em diferentes planetas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF06CI10, que envolve a realização de experimentos e a análise de resultados.