15 Ideias de Atividades (BNCC) para 2º ano do fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartões com palavras e suas respectivas imagens, desafiando os alunos a encontrarem os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a interpretação de palavras e frases.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma excelente forma de desenvolver a imaginação e a expressão oral dos alunos. Os professores podem escolher livros que abordem temas do cotidiano ou fábulas, incentivando os alunos a recontarem a história com suas próprias palavras. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos orais.

3. Criação de Cartazes

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados em sala, como meio ambiente ou saúde. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. A habilidade EF15AR01 é contemplada, pois envolve a produção de arte visual.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Os professores podem organizar um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos já abordados em aula. Essa dinâmica ajuda a fixar o conhecimento e a desenvolver o raciocínio lógico. A atividade está alinhada à habilidade EF15MA04, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

5. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples em sala de aula, como a mistura de cores ou a observação de plantas, pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15CI01, que envolve a investigação de fenômenos naturais.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças, desenvolvendo habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR02, que envolve a expressão artística por meio do teatro.

7. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada de livros em grupo é uma ótima maneira de incentivar o hábito da leitura. Os professores podem escolher livros que abordem temas relevantes e promover discussões sobre a história. Essa atividade atende à habilidade EF15LP03, que envolve a análise de textos literários.

8. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou digitais para ensinar matemática pode tornar o aprendizado mais lúdico e eficaz. Os alunos podem praticar adição, subtração e outras operações de forma divertida. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de operações matemáticas.

9. Criação de Diário de Classe

Os alunos podem manter um diário de classe onde registram suas atividades, reflexões e aprendizados. Essa prática estimula a escrita e a autoavaliação, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos pessoais.

10. Oficina de Artesanato

Realizar oficinas de artesanato com materiais recicláveis pode ensinar aos alunos a importância da sustentabilidade. Além disso, essa atividade desenvolve a criatividade e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade EF15AR03, que envolve a criação de objetos artísticos.

11. Jogos de Palavras Cruzadas

Os professores podem criar palavras cruzadas com vocabulário estudado, ajudando os alunos a fixarem o conteúdo de forma divertida. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP05, que envolve a ampliação do vocabulário.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, estimulando a criatividade e a narrativa visual. Essa atividade se alinha à habilidade EF15AR04, que envolve a produção de histórias em diferentes formatos.

13. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento nas aulas pode ajudar a desenvolver habilidades motoras e a concentração. Os professores podem utilizar músicas educativas que abordem temas do currículo. Essa atividade atende à habilidade EF15AR05, que envolve a expressão corporal e musical.

14. Jogos de Raciocínio Lógico

Os alunos podem participar de jogos que estimulem o raciocínio lógico, como quebra-cabeças e enigmas. Essas atividades ajudam a desenvolver a capacidade de resolução de problemas, alinhando-se à habilidade EF15MA02, que envolve a lógica matemática.

15. Projetos de Pesquisa

Os alunos podem desenvolver pequenos projetos de pesquisa sobre temas de interesse, apresentando suas descobertas para a turma. Essa atividade estimula a curiosidade e a autonomia, alinhando-se à habilidade EF15CI02, que envolve a pesquisa científica.