15 Ideias de Atividades (BNCC) 1º ao 5º ano educação física

1. Corrida de Revezamento

A corrida de revezamento é uma atividade que promove a colaboração entre os alunos, dividindo-os em equipes. Cada membro da equipe deve correr uma determinada distância e passar o bastão para o próximo corredor. Essa atividade desenvolve habilidades motoras, resistência e trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Jogo do Pique-Bandeira

O jogo do pique-bandeira é uma excelente forma de estimular a agilidade e a estratégia. Os alunos são divididos em duas equipes, cada uma com uma bandeira que deve ser protegida. O objetivo é capturar a bandeira do time adversário sem ser tocado. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Circuito de Obstáculos

Montar um circuito de obstáculos é uma atividade que pode ser adaptada para diferentes níveis de habilidade. Os alunos devem completar o circuito que pode incluir saltos, corridas e escaladas. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a resistência física. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade lúdica que promove a coordenação e a socialização. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar um lugar para sentar. Essa atividade é divertida e estimula a atenção e a rapidez. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Futebol Adaptado

O futebol adaptado é uma forma de incluir todos os alunos, independentemente de suas habilidades. As regras podem ser ajustadas para garantir que todos possam participar. Essa atividade desenvolve habilidades sociais, trabalho em equipe e condicionamento físico. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que combina movimento e raciocínio. Os alunos devem seguir pistas espalhadas pelo espaço para encontrar um “tesouro”. Essa atividade estimula a curiosidade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Jogos de Tabuleiro Gigantes

Transformar jogos de tabuleiro em atividades físicas é uma forma divertida de aprender. Os alunos podem ser as peças do jogo, movimentando-se de acordo com os dados lançados. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Yoga

Introduzir atividades de yoga na educação física ajuda os alunos a desenvolverem concentração e flexibilidade. As posturas podem ser adaptadas para diferentes idades e habilidades, promovendo o relaxamento e o autocuidado. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Relacionamento

Os jogos de relacionamento, como “quem sou eu?”, ajudam os alunos a se conhecerem melhor e a desenvolverem empatia. Essas atividades são importantes para a construção de um ambiente escolar saudável e colaborativo. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Natação

A natação é uma atividade completa que desenvolve diversas habilidades motoras e é essencial para a segurança aquática. As aulas podem incluir jogos e competições, tornando o aprendizado mais divertido. Habilidade BNCC: EF15EF10.