15 Ideias de Atividades (BNCC) com tangram educação infantil

15 Ideias de Atividades (BNCC) com Tangram na Educação Infantil

A primeira atividade proposta é a criação de figuras geométricas utilizando o tangram. Os alunos devem ser desafiados a montar diferentes formas, como quadrados, triângulos e retângulos, utilizando as peças do tangram. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Matemática (EF01MA03), que envolve a identificação e a construção de formas geométricas.

A segunda ideia é a construção de animais com o tangram. Os professores podem apresentar aos alunos imagens de animais e, em seguida, solicitar que eles reproduzam essas figuras utilizando as peças do tangram. Essa atividade ajuda a desenvolver a coordenação motora e a percepção espacial, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02MA05), que trata da representação de animais e objetos.

Uma terceira atividade é a criação de histórias em quadrinhos utilizando as figuras montadas com o tangram. Os alunos podem criar narrativas a partir das formas que construíram, estimulando a criatividade e a expressão oral. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC de Língua Portuguesa (EF15LP01), que envolve a produção de textos orais e escritos.

A quarta ideia é a realização de um jogo de adivinhação, onde um aluno monta uma figura com o tangram e os demais têm que adivinhar qual é. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02LP04), que trata da interação em situações de comunicação.

A quinta atividade consiste em criar um mural coletivo com as figuras feitas pelos alunos. Cada aluno monta sua própria figura e, em seguida, todas são expostas em um mural na sala de aula. Essa atividade estimula a colaboração e o respeito às produções dos colegas, alinhando-se à habilidade BNCC (EF01CI01), que envolve a valorização do trabalho coletivo.

A sexta ideia é a utilização do tangram para ensinar conceitos de simetria. Os alunos podem montar figuras simétricas e discutir as características dessas formas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC de Matemática (EF02MA06), que aborda a simetria e as propriedades das figuras geométricas.

A sétima atividade é a criação de um jogo de memória com as figuras do tangram. Os alunos podem criar pares de figuras e jogar em duplas, desenvolvendo a memória e a atenção. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF02EF01), que trata do desenvolvimento de jogos e brincadeiras.

A oitava ideia é a exploração das cores e formas através do tangram. Os alunos podem classificar as peças por cor e forma, promovendo a observação e a categorização. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (EF01MA02), que envolve a classificação de objetos.

A nona atividade é a criação de um desafio de tempo, onde os alunos têm que montar uma figura específica em um tempo determinado. Essa atividade estimula a agilidade e a concentração, alinhando-se à habilidade BNCC (EF02EF02), que trata do desenvolvimento de habilidades motoras.

Por fim, a décima ideia é a realização de uma exposição das produções dos alunos com o tangram. Os alunos podem apresentar suas figuras e explicar como as montaram, promovendo a oralidade e a autoestima. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC (EF15LP02), que envolve a apresentação de trabalhos e produções.