15 Ideias de Atividades (BNCC) corpo e movimento

1. Dança das Cores

A atividade “Dança das Cores” envolve a utilização de lenços coloridos que os alunos devem movimentar enquanto dançam ao som de músicas animadas. Essa atividade estimula a coordenação motora, o ritmo e a expressão corporal. Os alunos podem ser divididos em grupos, onde cada grupo representa uma cor e deve criar uma coreografia específica. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01.

2. Circuito de Movimento

No “Circuito de Movimento”, os alunos são desafiados a completar uma série de estações que incluem saltos, corridas, rastejamentos e equilíbrio. Cada estação deve ser projetada para trabalhar diferentes habilidades motoras. Essa atividade promove a resistência física e a agilidade, além de incentivar o trabalho em equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF02.

3. Jogo do Espelho

O “Jogo do Espelho” é uma atividade em que os alunos se dividem em duplas, onde um aluno realiza movimentos e o outro deve imitá-lo como se fosse um espelho. Essa atividade ajuda a desenvolver a concentração, a percepção corporal e a criatividade. Além disso, pode ser feita com diferentes temas, como animais ou personagens. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF03.

4. A Caça ao Tesouro em Movimento

A “Caça ao Tesouro em Movimento” é uma atividade que combina a busca por objetos escondidos com desafios físicos. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais, onde devem realizar uma atividade física antes de encontrar o próximo item. Essa atividade estimula a curiosidade e o trabalho em grupo, além de promover o exercício físico. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04.

5. Yoga para Crianças

A prática de “Yoga para Crianças” é uma excelente forma de introduzir os alunos ao relaxamento e à consciência corporal. Com posturas adaptadas, os alunos aprendem a controlar a respiração e a melhorar a flexibilidade. Essa atividade pode ser realizada em grupo e é ideal para momentos de calma e concentração. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF05.

6. Jogos de Roda

Os “Jogos de Roda” são atividades tradicionais que envolvem brincadeiras em círculo, como “A Canoa Virou” e “Ciranda Cirandinha”. Essas brincadeiras promovem a socialização, a coordenação motora e a memória. Além disso, são uma forma divertida de trabalhar o ritmo e a musicalidade. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF06.

7. Atividades com Balões

As “Atividades com Balões” podem incluir jogos de passar, estourar ou equilibrar balões. Essas atividades são ótimas para desenvolver a coordenação motora e a noção de espaço. Os alunos podem ser desafiados a manter o balão no ar o maior tempo possível ou a realizar uma dança com o balão. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF07.

8. Corrida de Obstáculos

A “Corrida de Obstáculos” é uma atividade que pode ser adaptada para diferentes idades e habilidades. Os alunos devem superar uma série de obstáculos, como cones, cordas e pneus, desenvolvendo habilidades como agilidade, equilíbrio e força. Essa atividade é excelente para promover a competitividade saudável e o espírito de equipe. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08.

9. Teatro de Sombras

O “Teatro de Sombras” é uma atividade que combina movimento e criatividade. Os alunos criam figuras com as mãos ou objetos que projetam sombras em uma tela. Essa atividade estimula a imaginação e a expressão corporal, além de ser uma forma divertida de contar histórias. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF09.

10. Brincadeiras de Imitação

As “Brincadeiras de Imitação” são atividades em que os alunos devem imitar diferentes animais ou personagens, utilizando o corpo para representar suas características. Essa atividade promove a criatividade, a expressão corporal e a consciência do próprio corpo. Além disso, pode ser feita em grupos, incentivando a interação social. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF10.