15 Ideias de Atividades (BNCC) sistema solar educação infantil

1. Criando um Mapa do Sistema Solar

Uma atividade que pode ser muito enriquecedora é a criação de um mapa do sistema solar. Os alunos podem usar papel, cartolina ou até mesmo materiais recicláveis para construir um modelo tridimensional. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02CI03, que envolve a observação e a representação de fenômenos naturais.

2. Pintura dos Planetas

Outra ideia é a pintura dos planetas. Os alunos podem usar tintas de diferentes cores para representar os planetas do sistema solar em uma folha de papel ou em uma bola de isopor. Essa atividade estimula a criatividade e está relacionada à habilidade EF02AR02, que aborda a expressão artística.

3. Jogo da Memória dos Planetas

O jogo da memória é uma forma divertida de aprender sobre os planetas. Os alunos podem criar cartas com imagens dos planetas e suas características. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF02LP05, que envolve a leitura e a interpretação de imagens.

4. Música do Sistema Solar

Os alunos podem criar uma música sobre o sistema solar, utilizando rimas e informações sobre os planetas. Essa atividade promove a linguagem oral e está alinhada com a habilidade EF02LP01, que trata da produção de textos orais.

5. Experiência com Gravitacional

Realizar uma experiência simples que demonstre a gravidade pode ser uma ótima maneira de entender como os planetas se mantêm em órbita. Os alunos podem usar bolas de diferentes tamanhos e pesos para observar como a gravidade atua. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02CI04, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

6. Contação de Histórias sobre o Espaço

Promover uma sessão de contação de histórias sobre o espaço pode estimular a imaginação dos alunos. Os professores podem usar livros ilustrados ou criar suas próprias narrativas. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF02LP03, que envolve a apreciação de diferentes gêneros textuais.

7. Criação de Fantoches dos Planetas

Os alunos podem criar fantoches representando os planetas e encenar uma peça sobre o sistema solar. Essa atividade estimula a expressão corporal e está relacionada à habilidade EF02AR03, que trata da criação e apresentação de produções artísticas.

8. Observação do Céu Noturno

Organizar uma noite de observação do céu pode ser uma experiência incrível. Os alunos podem usar telescópios ou binóculos para observar estrelas e planetas. Essa atividade se conecta à habilidade EF02CI05, que envolve a observação e a descrição de fenômenos astronômicos.

9. Montagem de um Sistema Solar em 3D

Utilizando materiais como papelão, isopor e tinta, os alunos podem montar um sistema solar em 3D. Essa atividade permite que eles visualizem as distâncias e tamanhos relativos dos planetas, alinhando-se à habilidade EF02CI02, que envolve a representação de fenômenos naturais.

10. Quiz sobre o Sistema Solar

Por fim, um quiz sobre o sistema solar pode ser uma maneira divertida de revisar o que foi aprendido. Os alunos podem trabalhar em grupos para responder perguntas e aprender uns com os outros. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02LP06, que envolve a produção de textos informativos.