15 Ideias de Atividades (BNCC) educação física queimada

1. Queimada Tradicional

A queimada tradicional é uma atividade clássica que promove a interação entre os alunos. Para jogar, os alunos são divididos em duas equipes, que se posicionam em lados opostos de um campo demarcado. O objetivo é eliminar os jogadores adversários acertando-os com a bola. As habilidades BNCC relacionadas a esta atividade incluem a habilidade EF15EF01, que aborda a prática de jogos e brincadeiras, e EF15EF02, que enfatiza a cooperação e o respeito às regras.

2. Queimada com Obstáculos

Esta variação da queimada incorpora obstáculos no campo, como cones ou cordas, que os jogadores devem contornar. Isso não apenas aumenta a dificuldade do jogo, mas também estimula a criatividade e a estratégia. As habilidades BNCC que podem ser trabalhadas são EF15EF03, que trata da percepção espacial, e EF15EF04, que aborda a importância do trabalho em equipe.

3. Queimada em Duplas

Dividir os alunos em duplas para jogar queimada é uma excelente maneira de promover a colaboração e a comunicação. Cada dupla deve trabalhar junta para eliminar os adversários, o que fortalece o vínculo entre os alunos. As habilidades BNCC relacionadas incluem EF15EF05, que enfatiza a interação social, e EF15EF06, que aborda a prática de atividades em grupo.

4. Queimada com Variação de Regras

Alterar as regras da queimada, como permitir que os jogadores se defendam com as mãos ou que possam se recuperar após serem atingidos, pode tornar a atividade mais dinâmica e divertida. Essa variação estimula a criatividade dos alunos e a adaptação às novas regras. As habilidades BNCC que podem ser trabalhadas incluem EF15EF07, que trata da adaptação às regras, e EF15EF08, que enfatiza a flexibilidade nas atividades físicas.

5. Queimada com Música

Incorporar música à queimada pode aumentar a motivação dos alunos e tornar a atividade mais envolvente. Os alunos podem jogar enquanto uma música toca, e devem parar quando a música parar. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e o ritmo. As habilidades BNCC relacionadas são EF15EF09, que aborda a percepção rítmica, e EF15EF10, que enfatiza a expressão corporal.

6. Queimada com Foco em Habilidades Motoras

Esta atividade foca no desenvolvimento de habilidades motoras específicas, como arremesso e recepção. Os alunos devem praticar essas habilidades antes de jogar a queimada, o que melhora seu desempenho no jogo. As habilidades BNCC que podem ser trabalhadas incluem EF15EF11, que trata do desenvolvimento motor, e EF15EF12, que enfatiza a importância da prática regular.

7. Queimada com Temas

Transformar a queimada em uma atividade temática, como “super-heróis” ou “animais”, pode aumentar o engajamento dos alunos. Cada equipe pode escolher um tema e se vestir de acordo, tornando a atividade mais divertida e criativa. As habilidades BNCC relacionadas incluem EF15EF13, que aborda a criatividade, e EF15EF14, que enfatiza a expressão individual.

8. Queimada com Intervalos

Adicionar intervalos durante a queimada, onde os alunos podem discutir estratégias ou descansar, pode ajudar a desenvolver habilidades de planejamento e análise. Essa abordagem incentiva a reflexão sobre o jogo e a importância do descanso. As habilidades BNCC que podem ser trabalhadas são EF15EF15, que trata da análise crítica, e EF15EF16, que enfatiza a importância do autocuidado.

9. Queimada em Equipes Mistas

Formar equipes mistas, com alunos de diferentes idades ou habilidades, pode promover a inclusão e a diversidade. Essa atividade ajuda os alunos a aprenderem uns com os outros e a respeitar as diferenças. As habilidades BNCC relacionadas incluem EF15EF17, que aborda a inclusão, e EF15EF18, que enfatiza o respeito às diferenças.

10. Queimada com Feedback

Após cada partida de queimada, os alunos podem se reunir para discutir o que funcionou e o que pode ser melhorado. Essa prática de feedback é essencial para o desenvolvimento pessoal e coletivo. As habilidades BNCC que podem ser trabalhadas são EF15EF19, que trata da autoavaliação, e EF15EF20, que enfatiza a importância do feedback construtivo.