15 Ideias de Atividades (BNCC) Cachinhos Dourados

1. Contação de Histórias Interativa

Utilizando a história de “Cachinhos Dourados”, os alunos podem participar ativamente da contação, assumindo papéis dos personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, além de promover a escuta ativa. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches dos personagens da história usando materiais recicláveis. Após a confecção, podem apresentar uma pequena peça teatral. Essa atividade desenvolve habilidades manuais e a capacidade de trabalhar em grupo. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Desenho e Pintura

Após a leitura da história, os alunos podem desenhar suas cenas favoritas. Essa atividade estimula a interpretação de texto e a expressão artística, permitindo que cada aluno compartilhe sua visão da história. Habilidade BNCC: EF15AR02.

4. Jogo de Perguntas e Respostas

Organizar um jogo de perguntas sobre a história de “Cachinhos Dourados” pode ser uma forma divertida de revisar o conteúdo. Os alunos podem se dividir em equipes e responder a perguntas sobre os personagens e eventos da narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Criação de um Livro Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um livro coletivo, onde cada um escreve uma parte da história ou ilustra uma cena. Essa atividade promove a colaboração e a escrita criativa. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Atividade de Sequência Lógica

Os alunos podem recortar imagens que representam diferentes partes da história e organizá-las em sequência. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a compreensão de narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP04.

7. Debate sobre Moral da História

Após a leitura, os alunos podem debater sobre a moral da história de “Cachinhos Dourados”. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15LP05.

8. Criação de uma Música Temática

Os alunos podem criar uma música ou uma paródia inspirada na história. Essa atividade desenvolve a criatividade e a habilidade de trabalhar em grupo, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15AR03.

9. Jogo de Memória

Criar um jogo de memória com imagens dos personagens e cenários da história pode ser uma atividade lúdica que ajuda na fixação do conteúdo. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Experiência Sensorial

Os alunos podem participar de uma experiência sensorial, onde exploram diferentes texturas e cheiros relacionados à história, como o porridge da família dos ursos. Essa atividade estimula os sentidos e a curiosidade. Habilidade BNCC: EF15CI01.