15 Ideias de Atividades (BNCC) português 2º ano ensino médio

1. Leitura e Interpretação de Textos Literários

Uma atividade que promove a leitura de contos e poesias, incentivando os alunos a interpretarem os sentimentos e as mensagens contidas nas obras. Os alunos podem discutir em grupos sobre as emoções que os textos despertam e como isso se relaciona com suas próprias experiências. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Textos Criativos

Os alunos podem criar suas próprias histórias ou poemas, utilizando elementos narrativos aprendidos em aula. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão pessoal, além de permitir que os alunos pratiquem a escrita de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Análise de Gêneros Textuais

Propor que os alunos pesquisem diferentes gêneros textuais, como crônicas, contos e artigos de opinião, e apresentem suas características. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada grupo fica responsável por um gênero específico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Debate sobre Temas Contemporâneos

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema atual, como sustentabilidade ou direitos humanos. Os alunos devem pesquisar sobre o tema e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e oratória. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Criação de Blog ou Jornal Escolar

Os alunos podem criar um blog ou um jornal escolar, onde publicarão textos, entrevistas e reportagens sobre assuntos de interesse da turma. Essa atividade promove a escrita colaborativa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Análise de Propagandas e Publicidade

Os alunos podem analisar diferentes tipos de propagandas, discutindo as estratégias utilizadas para atrair o público. Essa atividade ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a percepção sobre a linguagem persuasiva. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos sobre temas estudados em aula, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a habilidade de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Leitura de Clássicos da Literatura

Propor a leitura de clássicos da literatura brasileira, como “O Guarani” ou “Dom Casmurro”, e promover discussões sobre os contextos históricos e sociais das obras. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Criação de Roteiros Teatrais

Os alunos podem escrever e encenar pequenos roteiros teatrais baseados em contos ou fábulas. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de desenvolver habilidades de interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Estudo da Língua Portuguesa em Músicas

Os alunos podem analisar letras de músicas, identificando figuras de linguagem e temas abordados. Essa atividade torna o aprendizado da língua mais dinâmico e conectado com a cultura popular. Habilidade BNCC: EF15LP10.