15 Ideias de Atividades (BNCC) instrumentos musicais

1. Criação de Instrumentos Musicais com Materiais Recicláveis

Nesta atividade, os alunos serão incentivados a criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, latas e papelão. Essa atividade promove a criatividade e a conscientização ambiental, além de desenvolver habilidades manuais. Os alunos poderão apresentar seus instrumentos e explicar como produzem sons com eles. Habilidade BNCC: EM13CNT101.

2. Oficina de Ritmos e Batidas

Os alunos participarão de uma oficina onde aprenderão sobre diferentes ritmos e batidas de várias culturas. Utilizando instrumentos de percussão, como tambores e pandeiros, eles poderão experimentar e criar suas próprias composições rítmicas. Essa atividade estimula a percepção auditiva e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EM13CMA201.

3. Estudo de Instrumentos Musicais do Mundo

Os alunos farão uma pesquisa sobre instrumentos musicais de diferentes partes do mundo, como o sitar da Índia ou o didgeridoo da Austrália. Em seguida, cada aluno apresentará seu instrumento escolhido para a turma, explicando sua origem, características e como é tocado. Habilidade BNCC: EM13CMA202.

4. Criação de uma Banda Escolar

Os alunos serão divididos em grupos para formar bandas, onde cada grupo escolherá os instrumentos que irão tocar. Eles deverão ensaiar uma música e apresentar para a turma. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a expressão artística. Habilidade BNCC: EM13CMA203.

5. Jogo de Sons e Silêncios

Os alunos participarão de um jogo onde deverão identificar diferentes sons produzidos por instrumentos musicais. O professor tocará os sons e os alunos terão que adivinhar qual instrumento está sendo tocado. Essa atividade desenvolve a escuta ativa e a memória auditiva. Habilidade BNCC: EM13CMA204.

6. Composição Musical em Grupo

Nesta atividade, os alunos trabalharão em grupos para compor uma música original. Eles poderão escolher os instrumentos que desejam usar e criar a letra da canção. Após a composição, cada grupo apresentará sua música para a turma. Habilidade BNCC: EM13CMA205.

7. História dos Instrumentos Musicais

Os alunos farão uma pesquisa sobre a história de um instrumento musical específico, abordando sua evolução ao longo do tempo e seu impacto cultural. Cada aluno apresentará suas descobertas para a turma, promovendo o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EM13CMA206.

8. Música e Movimento

Os alunos participarão de uma atividade que combina música e dança, onde deverão criar uma coreografia para uma música escolhida. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EM13CMA207.

9. Análise de Letras de Músicas

Nesta atividade, os alunos escolherão uma música e farão uma análise da letra, discutindo seus temas, emoções e mensagens. Em seguida, poderão apresentar suas análises para a turma, promovendo o pensamento crítico e a interpretação. Habilidade BNCC: EM13CMA208.

10. Apresentação de Instrumentos Musicais

Os alunos trarão um instrumento musical de casa ou utilizarão instrumentos da escola para uma apresentação. Cada aluno terá a oportunidade de tocar uma música ou uma parte dela e explicar como o instrumento funciona. Essa atividade promove a autoconfiança e a expressão individual. Habilidade BNCC: EM13CMA209.