15 Ideias de Atividades (BNCC) para infantil 1

1. Atividade de Contação de Histórias

A contação de histórias é uma atividade fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação das crianças. Os professores podem escolher livros ilustrados que abordem temas do cotidiano infantil. Durante a atividade, os alunos podem ser incentivados a participar, fazendo perguntas e comentando sobre a história. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que visa desenvolver a oralidade e a escuta.

2. Jogo de Memória com Palavras

O jogo de memória é uma forma divertida de trabalhar o reconhecimento de palavras e a memória visual. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens correspondentes. Ao jogar, as crianças devem encontrar os pares, estimulando a associação entre a palavra e seu significado. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP02, que busca desenvolver a leitura e a escrita.

3. Pintura com Dedos

A pintura com dedos é uma atividade sensorial que permite que as crianças explorem cores e texturas. Os professores podem disponibilizar papel e tinta, incentivando os alunos a criar livremente. Essa prática estimula a criatividade e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC EF02AR01, que busca desenvolver a expressão artística.

4. Brincadeira de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Os professores podem criar cenários com materiais recicláveis, permitindo que os alunos interpretem diferentes papéis. Essa atividade promove a empatia e a colaboração, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01, que visa o desenvolvimento de competências socioemocionais.

5. Atividade de Jardinagem

A jardinagem é uma excelente forma de ensinar sobre a natureza e a responsabilidade. Os professores podem organizar uma atividade onde as crianças plantem sementes em pequenos vasos. Essa prática não só ensina sobre o ciclo de vida das plantas, mas também promove o cuidado e a paciência, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI01, que busca desenvolver o conhecimento sobre o meio ambiente.

6. Música e Movimento

A atividade de música e movimento é uma maneira divertida de trabalhar a coordenação motora e o ritmo. Os professores podem tocar músicas infantis e incentivar as crianças a dançar e se movimentar. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que busca desenvolver a expressão corporal e a apreciação musical.

7. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica que estimula a resolução de problemas e o trabalho em equipe. Os professores podem criar pistas que levem as crianças a diferentes locais da sala ou do pátio. Essa atividade promove a colaboração e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que visa o desenvolvimento de competências sociais.

8. Criação de Cartazes

A criação de cartazes é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão visual. Os professores podem propor que as crianças criem cartazes sobre temas que estão aprendendo. Essa prática ajuda a desenvolver a escrita e a organização de ideias, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que busca desenvolver a produção textual.

9. Experimentos Simples

Realizar experimentos simples é uma forma de introduzir conceitos científicos de maneira prática. Os professores podem realizar atividades como misturar cores ou observar a flutuação de objetos na água. Essas experiências despertam a curiosidade e o interesse pela ciência, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI02, que busca desenvolver a investigação científica.

10. Atividade de Reciclagem

A atividade de reciclagem ensina às crianças a importância da sustentabilidade. Os professores podem organizar um dia de coleta de materiais recicláveis e, em seguida, criar artesanato com eles. Essa prática promove a consciência ambiental e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EF15CI03, que busca desenvolver a responsabilidade social e ambiental.