15 Ideias de Atividades (BNCC) hidrografia

1. Mapa Hidrográfico Interativo

Os alunos podem criar um mapa hidrográfico interativo utilizando ferramentas digitais como Google Maps ou ArcGIS. Essa atividade permite que eles identifiquem e localizem rios, lagos e bacias hidrográficas em seu estado ou país. A habilidade BNCC correspondente é GEOGRAFIA – EF15GE04, que envolve a leitura e interpretação de diferentes representações do espaço geográfico.

2. Estudo de Casos de Poluição Hídrica

Os estudantes podem realizar um estudo de caso sobre a poluição de um rio local. Eles devem coletar dados sobre a qualidade da água, entrevistar moradores e propor soluções. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIÊNCIAS – EF15CI06, que aborda a importância da água e os impactos da poluição.

3. Experimento de Filtração de Água

Os alunos podem realizar um experimento simples de filtração de água utilizando materiais como areia, carvão e algodão. Eles devem observar e registrar as mudanças na qualidade da água antes e depois da filtração. Essa atividade se alinha à habilidade CIÊNCIAS – EF15CI03, que trata dos processos de purificação da água.

4. Criação de um Diário de Bordo de um Rio

Os alunos podem criar um diário de bordo fictício de um rio, descrevendo sua origem, percurso e os ecossistemas que ele atravessa. Essa atividade estimula a escrita criativa e a pesquisa, alinhando-se à habilidade LINGUAGENS – EF15LP12, que envolve a produção de textos em diferentes gêneros.

5. Debate sobre a Gestão de Recursos Hídricos

Promover um debate em sala de aula sobre a gestão de recursos hídricos e a importância da preservação das fontes de água. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos sobre o tema. Essa atividade está relacionada à habilidade GEOGRAFIA – EF15GE05, que envolve a análise de questões socioambientais.

6. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes educativos sobre a importância da água e as formas de preservá-la. Essa atividade pode ser exposta na escola e envolve a habilidade ARTES – EF15AR02, que trata da produção de obras de arte em diferentes suportes.

7. Visita a uma Estação de Tratamento de Água

Organizar uma visita a uma estação de tratamento de água local, onde os alunos podem aprender sobre o processo de purificação da água e sua importância para a saúde pública. Essa atividade se relaciona com a habilidade CIÊNCIAS – EF15CI05, que aborda a relação entre ciência e tecnologia.

8. Jogo de Tabuleiro sobre Ciclo da Água

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que ensine sobre o ciclo da água e a importância de cada etapa. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a criatividade, alinhando-se à habilidade LINGUAGENS – EF15LP10, que envolve a produção de jogos e brincadeiras.

9. Projeto de Preservação de Nascentes

Os alunos podem desenvolver um projeto de preservação de nascentes em sua comunidade, envolvendo ações práticas como limpeza e conscientização. Essa atividade se relaciona com a habilidade GEOGRAFIA – EF15GE06, que aborda a relação entre sociedade e natureza.

10. Análise de Dados Hidrológicos

Os alunos podem analisar dados hidrológicos de sua região, como níveis de água e precipitação, utilizando gráficos e tabelas. Essa atividade se alinha à habilidade MATEMÁTICA – EF15MA04, que envolve a interpretação de dados e gráficos.