15 Ideias de Atividades (BNCC) arte fotografia

15 Ideias de Atividades (BNCC) Arte Fotografia

A fotografia é uma forma de expressão artística que pode ser explorada em sala de aula de diversas maneiras. Uma atividade interessante é a “Caça ao Tesouro Fotográfico”, onde os alunos devem capturar imagens de elementos que representem diferentes temas, como natureza, arquitetura e emoções. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC de Artes Visuais, especificamente a habilidade EF15AR01, que propõe a apreciação e a produção de obras artísticas.

Outra ideia é a “Fotografia e Poesia”, onde os alunos escolhem uma imagem que os inspire e escrevem um poema a partir dela. Essa atividade estimula a criatividade e pode ser relacionada à habilidade EF15AR02, que envolve a criação de textos a partir de obras de arte. Os alunos podem apresentar suas fotografias e poemas em uma exposição na escola.

A atividade “Retratos da Comunidade” envolve os alunos fotografando pessoas da comunidade local e coletando histórias sobre elas. Essa atividade promove a interação social e pode ser ligada à habilidade EF15AR03, que trata da valorização da diversidade cultural. Os alunos podem criar um mural com as fotos e histórias coletadas, promovendo um diálogo sobre a identidade local.

Uma proposta interessante é a “Fotografia em Movimento”, onde os alunos devem capturar imagens de atividades em ação, como esportes ou danças. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR04, que incentiva a observação e a representação do movimento nas artes. Os alunos podem criar um vídeo com as fotos e apresentar na aula.

A atividade “A Natureza em Foco” incentiva os alunos a explorarem a natureza ao seu redor e a fotografarem elementos naturais, como plantas e animais. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15AR05, que propõe a reflexão sobre a relação entre arte e meio ambiente. Os alunos podem discutir a importância da preservação ambiental a partir das imagens capturadas.

Outra ideia é a “Fotografia e História”, onde os alunos pesquisam sobre um período histórico e recriam cenas através da fotografia. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR06, que envolve a relação entre arte e história. Os alunos podem apresentar suas fotografias em uma linha do tempo, contextualizando os eventos históricos.

A atividade “Fotografia Abstrata” permite que os alunos explorem formas, cores e texturas de maneira não convencional. Essa proposta pode ser vinculada à habilidade EF15AR07, que incentiva a experimentação e a criação de obras artísticas. Os alunos podem criar uma galeria virtual com suas obras abstratas e discutir as técnicas utilizadas.

A “Fotografia e Música” é uma atividade que envolve a criação de uma apresentação de slides com imagens que representam uma música escolhida pelos alunos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR08, que propõe a relação entre diferentes linguagens artísticas. Os alunos podem apresentar suas criações para a turma, promovendo uma discussão sobre a interpretação artística.

A atividade “Diário Fotográfico” incentiva os alunos a registrarem seu dia a dia através da fotografia, criando um diário visual. Essa proposta pode ser vinculada à habilidade EF15AR09, que envolve a reflexão sobre a própria produção artística. Os alunos podem compartilhar suas experiências e reflexões em sala de aula, promovendo um ambiente de troca de ideias.

Por fim, a atividade “Fotografia e Identidade” permite que os alunos explorem sua própria identidade através da fotografia. Eles podem criar autorretratos e discutir o que cada imagem representa sobre si mesmos. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15AR10, que propõe a reflexão sobre a identidade e a subjetividade na arte. Os alunos podem realizar uma exposição com seus autorretratos, promovendo um diálogo sobre a diversidade de identidades.