15 Ideias de Atividades (BNCC) para portadores de necessidades especiais

1. Atividade de Contação de Histórias Inclusivas

A contação de histórias é uma prática que pode ser adaptada para atender a todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais. Utilize livros ilustrados e recursos audiovisuais para tornar a experiência mais rica. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a apreciação e a produção de textos orais e escritos.

2. Jogos de Memória com Temas Diversificados

Os jogos de memória são uma excelente forma de estimular a cognição e a socialização. Crie cartões com imagens e palavras que representem diferentes temas, como animais, alimentos e profissões. Esta atividade está alinhada à habilidade EF15LP02, que envolve a leitura e interpretação de textos.

3. Atividades de Artes Visuais com Materiais Recicláveis

Promova a criatividade e a inclusão através de atividades de artes visuais utilizando materiais recicláveis. Os alunos podem criar obras de arte que expressem suas emoções e experiências. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR01, que trata da apreciação e produção de arte.

4. Circuito de Atividades Físicas Adaptadas

Desenvolva um circuito de atividades físicas que considere as limitações e potencialidades de cada aluno. Inclua exercícios de coordenação, equilíbrio e força. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas e a promoção da saúde.

5. Oficina de Culinária Inclusiva

Realizar uma oficina de culinária é uma forma divertida de ensinar sobre nutrição e trabalho em equipe. Os alunos podem participar do processo de preparação de receitas simples, respeitando suas habilidades. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI01, que envolve a compreensão de processos de produção e consumo.

6. Atividades de Música e Ritmo

Incorpore atividades musicais que estimulem a expressão e a socialização. Utilize instrumentos simples e canções que todos possam cantar juntos. A habilidade relacionada é EF15AR02, que trata da apreciação e produção musical.

7. Criação de um Jardim Sensorial

Um jardim sensorial é uma excelente forma de estimular os sentidos dos alunos. Plante diferentes ervas e flores que possam ser tocadas, cheiradas e até degustadas. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI02, que envolve a observação e a experimentação no ambiente natural.

8. Teatro de Fantoches

Promova uma atividade de teatro de fantoches onde os alunos possam criar suas próprias histórias e personagens. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão verbal. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP03, que envolve a produção de textos orais e escritos.

9. Atividades de Leitura Compartilhada

Realize sessões de leitura compartilhada, onde os alunos possam interagir com o texto e entre si. Escolha livros que abordem temas de diversidade e inclusão. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP04, que trata da leitura e interpretação de diferentes gêneros textuais.

10. Experimentos Científicos Simples

Realize experimentos científicos simples que possam ser realizados em grupo. Isso promove a curiosidade e o trabalho em equipe. A habilidade BNCC relacionada é EF15CI03, que envolve a investigação e a experimentação científica.