15 Ideias de Atividades (BNCC) de matemática ensino fundamental 3º ano

1. Jogo da Memória com Números

Uma atividade divertida que envolve a criação de um jogo da memória utilizando cartões com números e suas representações em palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, desenvolvendo habilidades de reconhecimento numérico e leitura. Essa atividade está alinhada à habilidade EF03MA01, que aborda a leitura e a escrita de números.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos participam de uma caça ao tesouro onde devem resolver problemas matemáticos para encontrar pistas. Cada pista leva a uma nova atividade, promovendo o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Essa atividade atende à habilidade EF03MA02, que envolve a resolução de problemas em contextos diversos.

3. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre suas idades, alturas ou preferências e, em seguida, criam gráficos para representar essas informações. Essa atividade estimula a interpretação de dados e a construção de gráficos, alinhando-se à habilidade EF03MA03, que trata da organização e interpretação de dados.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Desenvolver um jogo de tabuleiro onde os alunos precisam responder a perguntas de matemática para avançar. Essa atividade promove a colaboração e o aprendizado lúdico, abordando a habilidade EF03MA04, que envolve o uso de estratégias para resolver problemas.

5. Atividades de Medição com Objetos do Dia a Dia

Os alunos utilizam réguas e outros instrumentos de medição para medir objetos da sala de aula. Essa prática ajuda a compreender conceitos de medida e estimativa, alinhando-se à habilidade EF03MA05, que trata da utilização de unidades de medida.

6. Criação de Problemas Matemáticos

Nesta atividade, os alunos criam seus próprios problemas matemáticos e trocam com os colegas para resolver. Isso estimula a criatividade e o raciocínio lógico, atendendo à habilidade EF03MA06, que envolve a formulação de problemas.

7. Desafios de Cálculo Mental

Realizar competições de cálculo mental em sala de aula, onde os alunos devem resolver operações matemáticas rapidamente. Essa atividade desenvolve a agilidade no raciocínio e está alinhada à habilidade EF03MA07, que trata do cálculo mental.

8. Uso de Tecnologias para Aprendizagem Matemática

Os alunos utilizam aplicativos de matemática em tablets ou computadores para resolver exercícios interativos. Essa atividade promove o uso de tecnologias digitais na educação, alinhando-se à habilidade EF03MA08, que envolve o uso de tecnologias para resolver problemas matemáticos.

9. Construção de Figuras Geométricas

Os alunos utilizam materiais como palitos de picolé e massinha para construir figuras geométricas. Essa atividade promove a compreensão das formas e suas propriedades, alinhando-se à habilidade EF03MA09, que trata do reconhecimento e construção de figuras geométricas.

10. Contagem de Objetos em Grupo

Os alunos trabalham em grupos para contar objetos em diferentes categorias, como brinquedos ou materiais escolares. Essa atividade ajuda a desenvolver a noção de quantidade e a habilidade de contagem, alinhando-se à habilidade EF03MA10, que envolve a contagem e a comparação de quantidades.

11. Jogo de Dados com Operações

Os alunos jogam dados e realizam operações matemáticas com os números que saem. Essa atividade estimula a prática de adição e subtração de forma lúdica, alinhando-se à habilidade EF03MA11, que trata das operações com números naturais.

12. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem problemas matemáticos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação de conceitos matemáticos em contextos narrativos, alinhando-se à habilidade EF03MA12, que envolve a contextualização da matemática.

13. Atividades de Classificação de Objetos

Os alunos classificam objetos de acordo com diferentes critérios, como cor, tamanho ou forma. Essa atividade desenvolve habilidades de categorização e comparação, alinhando-se à habilidade EF03MA13, que trata da organização de informações.

14. Desenho de Gráficos de Barras

Os alunos desenham gráficos de barras com dados coletados em sala de aula, como a quantidade de cada tipo de fruta que trouxeram. Essa atividade promove a visualização de dados e a interpretação gráfica, alinhando-se à habilidade EF03MA14, que envolve a representação de dados em gráficos.

15. Experimentos com Probabilidade

Os alunos realizam experimentos simples para entender conceitos de probabilidade, como lançar uma moeda ou um dado. Essa atividade ajuda a compreender a aleatoriedade e a probabilidade, alinhando-se à habilidade EF03MA15, que trata da análise de situações probabilísticas.