15 Ideias de Atividades (BNCC) para o 1º ano

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartões com palavras e imagens correspondentes. Os alunos devem encontrar os pares, desenvolvendo habilidades de leitura e associação. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias

Os alunos podem ser incentivados a contar suas próprias histórias ou recontar histórias conhecidas. Essa atividade ajuda a desenvolver a oralidade e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Desenho e Pintura de Emoções

Proponha que os alunos desenhem e pintem diferentes emoções. Essa atividade ajuda a trabalhar a expressão artística e a identificação de sentimentos. Habilidade BNCC: EF02AR01.

4. Caça ao Tesouro com Números

Organize uma caça ao tesouro onde os alunos devem encontrar objetos que correspondam a diferentes números ou quantidades. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a matemática. Habilidade BNCC: EF01MA03.

5. Criação de um Mural Coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema estudado, como a natureza ou a amizade. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a criatividade. Habilidade BNCC: EF02AR02.

6. Jogos de Rimas

Proponha jogos onde os alunos devem encontrar palavras que rimam. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência fonológica e a linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como misturar água e óleo, pode despertar a curiosidade científica dos alunos. Essa atividade promove a observação e a investigação. Habilidade BNCC: EF02CI01.

8. Atividades de Reciclagem

Os alunos podem participar de atividades que envolvem a coleta e a reciclagem de materiais. Essa atividade ensina sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental. Habilidade BNCC: EF02CI02.

9. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Jogos de Tabuleiro Educativos

Utilize jogos de tabuleiro que envolvam matemática ou linguagem. Essa atividade promove o aprendizado de forma lúdica e interativa. Habilidade BNCC: EF01MA04.

11. Atividades de Jardinagem

Os alunos podem participar de atividades de jardinagem, aprendendo sobre plantas e o meio ambiente. Essa atividade promove a responsabilidade e o cuidado com a natureza. Habilidade BNCC: EF02CI03.

12. Montagem de Quebra-Cabeças

Os alunos podem trabalhar em grupos para montar quebra-cabeças. Essa atividade desenvolve habilidades de raciocínio lógico e cooperação. Habilidade BNCC: EF01MA05.

13. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, estimulando a criatividade e a narrativa. Essa atividade também ajuda na prática da escrita. Habilidade BNCC: EF15LP05.

14. Atividades de Música e Movimento

Incluir músicas e danças nas aulas ajuda a desenvolver a coordenação motora e a expressão corporal. Essa atividade é divertida e educativa. Habilidade BNCC: EF02AR03.

15. Exploração do Bairro

Realizar passeios pelo bairro para observar e registrar o que encontram. Essa atividade estimula a curiosidade e o conhecimento sobre o espaço urbano. Habilidade BNCC: EF02GE01.