15 Ideias de Atividades (BNCC) brincadeiras antigas educação infantil

1. Pular Corda

A atividade de pular corda é uma brincadeira clássica que promove a coordenação motora e o trabalho em equipe. Os alunos podem formar duplas ou grupos, onde um ou mais alunos seguram a corda e os demais pulam. Essa atividade pode ser adaptada com músicas e rimas, tornando-a mais divertida. Habilidade BNCC: EF02EF01 – Desenvolver a coordenação motora por meio de brincadeiras.

2. Amarelinha

Amarelinha é uma brincadeira que envolve saltos e o reconhecimento de números. Os alunos desenham a amarelinha no chão e, com um objeto (como uma pedrinha), devem seguir as casas saltando. Essa atividade estimula a percepção espacial e a contagem. Habilidade BNCC: EF02MA03 – Resolver problemas que envolvem a contagem e a noção de ordem.

3. Esconde-Esconde

Esconde-esconde é uma brincadeira que estimula a criatividade e a socialização. Um aluno conta até um número determinado enquanto os outros se escondem. Depois, o “pegador” deve encontrar os colegas. Essa atividade desenvolve habilidades de observação e estratégia. Habilidade BNCC: EF02EF02 – Participar de jogos e brincadeiras, respeitando regras e turnos.

4. Brincadeira de Roda

As brincadeiras de roda, como “Ciranda Cirandinha”, promovem a interação social e o desenvolvimento da linguagem. Os alunos formam uma roda e cantam músicas enquanto dançam. Essa atividade é excelente para trabalhar a memória e a criatividade. Habilidade BNCC: EF02LP01 – Participar de atividades de leitura e escrita, expressando-se oralmente.

5. Pega-Pega

Pega-pega é uma brincadeira que envolve corrida e agilidade. Um aluno é escolhido para ser o “pegador” e deve correr atrás dos outros. Essa atividade ajuda a desenvolver a resistência física e a velocidade. Habilidade BNCC: EF02EF03 – Realizar atividades físicas que promovam a saúde e o bem-estar.

6. Cabra-cega

A cabra-cega é uma brincadeira que estimula os sentidos, especialmente a audição. Um aluno é vendado e deve encontrar os outros apenas pelo som. Essa atividade é ótima para desenvolver a percepção e a atenção. Habilidade BNCC: EF02EF04 – Explorar diferentes formas de brincar, utilizando os sentidos.

7. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade que combina música e movimento. Os alunos dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem sentar-se rapidamente. Essa brincadeira ensina sobre competição saudável e atenção. Habilidade BNCC: EF02EF05 – Participar de brincadeiras que envolvam música e movimento.

8. Jogo da Velha

O jogo da velha é uma atividade que estimula o raciocínio lógico e a estratégia. Os alunos podem jogar em duplas, utilizando papel e caneta. Essa atividade é excelente para desenvolver habilidades matemáticas e de resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF02MA04 – Identificar e resolver problemas utilizando estratégias matemáticas.

9. Batata Quente

Batata quente é uma brincadeira que envolve agilidade e atenção. Os alunos passam um objeto (como uma bola) enquanto a música toca. Quando a música para, quem estiver com o objeto deve sair. Essa atividade promove a socialização e o respeito às regras. Habilidade BNCC: EF02EF06 – Participar de brincadeiras coletivas, respeitando os colegas.

10. Corrida de Saco

A corrida de saco é uma atividade que promove a coordenação e a diversão. Os alunos devem entrar em sacos e correr até a linha de chegada. Essa brincadeira é ótima para desenvolver habilidades motoras e o espírito de equipe. Habilidade BNCC: EF02EF07 – Realizar atividades que envolvam corrida e saltos, promovendo a saúde.