15 Ideias de Atividades (BNCC) ensino médio geografia

1. Análise de Cartografia Temática

Uma atividade que envolve a análise de diferentes tipos de mapas, como mapas políticos, físicos e temáticos. Os alunos devem escolher um tema específico, como a distribuição da população ou a vegetação em uma região, e criar um mapa temático utilizando dados reais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC (GEOGRAFIA) – EF09GE04, que trata da leitura e interpretação de diferentes representações cartográficas.

2. Estudo de Caso: Impactos Ambientais

Os alunos podem realizar um estudo de caso sobre os impactos ambientais de uma determinada atividade econômica, como a mineração ou a agricultura intensiva. Eles devem pesquisar sobre a região afetada, coletar dados e apresentar suas conclusões em um seminário. Essa atividade atende à habilidade BNCC – EF09GE05, que aborda a análise das relações entre sociedade e natureza.

3. Debate sobre Globalização

Organizar um debate em sala de aula sobre os efeitos da globalização na cultura e na economia de diferentes países. Os alunos devem se dividir em grupos, pesquisar sobre o tema e apresentar argumentos a favor e contra a globalização. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC – EF09GE06, que envolve a compreensão das dinâmicas globais e suas implicações.

4. Projeto de Sustentabilidade Local

Os alunos devem desenvolver um projeto que vise promover a sustentabilidade em sua comunidade. Eles podem identificar problemas locais, como o desperdício de água ou a poluição, e propor soluções viáveis. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC – EF09GE07, que trata da análise de práticas sustentáveis e suas implicações sociais e ambientais.

5. Mapa da Diversidade Cultural

Os alunos podem criar um mapa que represente a diversidade cultural de uma região específica, incluindo aspectos como culinária, festas e tradições. Essa atividade estimula a pesquisa e a valorização das culturas locais, alinhando-se à habilidade BNCC – EF09GE08, que aborda a diversidade cultural e suas manifestações.

6. Análise de Dados Demográficos

Os alunos devem coletar e analisar dados demográficos de sua cidade ou estado, como taxa de natalidade, mortalidade e migração. Eles podem apresentar suas análises em gráficos e tabelas, discutindo as implicações sociais desses dados. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC – EF09GE09, que envolve a interpretação de dados demográficos e suas consequências.

7. Simulação de Conferência Internacional

Organizar uma simulação de conferência internacional onde os alunos representam diferentes países e discutem questões globais, como mudanças climáticas e direitos humanos. Essa atividade promove a compreensão das relações internacionais e está alinhada à habilidade BNCC – EF09GE10, que trata das relações entre os países e suas interdependências.

8. Estudo sobre Climas e Biomas

Os alunos devem pesquisar sobre os diferentes climas e biomas do Brasil, criando uma apresentação que destaque as características de cada um. Eles podem incluir informações sobre fauna, flora e impactos humanos. Essa atividade atende à habilidade BNCC – EF09GE11, que envolve a análise das características dos climas e biomas brasileiros.

9. Criação de um Blog Geográfico

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas pesquisas sobre temas geográficos, como a urbanização, a globalização ou a preservação ambiental. Essa atividade estimula a escrita e a comunicação, alinhando-se à habilidade BNCC – EF09GE12, que trata da produção de textos em diferentes formatos.

10. Visita a um Parque Natural

Organizar uma visita a um parque natural ou reserva ambiental, onde os alunos possam observar a biodiversidade e discutir a importância da conservação. Após a visita, eles devem elaborar um relatório sobre suas observações e reflexões. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC – EF09GE13, que envolve a compreensão da importância da conservação dos recursos naturais.