15 Ideias de Atividades (BNCC) ser humano e saúde ensino fundamental

1. Jogo de Memória sobre Hábitos Saudáveis

Desenvolva um jogo de memória utilizando cartões que apresentem diferentes hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de exercícios e higiene pessoal. Os alunos devem combinar os hábitos com suas descrições. Essa atividade estimula a memória e a conscientização sobre saúde. Habilidade BNCC: EF15HE01.

2. Criação de Cartazes sobre Doenças Comuns

Os alunos podem pesquisar e criar cartazes informativos sobre doenças comuns, como gripe e diabetes. Eles devem incluir sintomas, prevenção e tratamento. Essa atividade promove a pesquisa e a apresentação de informações de forma visual. Habilidade BNCC: EF15HE02.

3. Debate sobre Alimentação Saudável

Organize um debate em sala de aula onde os alunos discutem os prós e contras de diferentes dietas e hábitos alimentares. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação. Habilidade BNCC: EF15HE03.

4. Oficina de Culinária Saudável

Realize uma oficina onde os alunos aprendem a preparar receitas saudáveis. Eles podem trazer ingredientes e, sob supervisão, preparar lanches nutritivos. Essa atividade ensina sobre nutrição de forma prática. Habilidade BNCC: EF15HE04.

5. Criação de Diário de Saúde

Peça aos alunos que mantenham um diário de saúde por uma semana, registrando suas refeições, atividades físicas e sentimentos. No final, eles podem compartilhar suas experiências e reflexões. Habilidade BNCC: EF15HE05.

6. Atividade de Yoga e Meditação

Introduza os alunos ao yoga e à meditação com uma aula prática. Explique os benefícios dessas práticas para a saúde mental e física. Essa atividade promove o bem-estar e a concentração. Habilidade BNCC: EF15HE06.

7. Pesquisa sobre Vacinas

Os alunos devem pesquisar sobre a importância das vacinas e criar uma apresentação sobre diferentes tipos de vacinas e suas funções. Essa atividade incentiva a pesquisa e a apresentação oral. Habilidade BNCC: EF15HE07.

8. Jogo de Perguntas e Respostas sobre Saúde

Crie um jogo de perguntas e respostas sobre saúde, onde os alunos devem responder questões relacionadas a hábitos saudáveis, doenças e prevenção. Essa atividade é divertida e educativa. Habilidade BNCC: EF15HE08.

9. Visita a um Centro de Saúde

Organize uma visita a um centro de saúde local, onde os alunos podem aprender sobre os serviços oferecidos e a importância da saúde pública. Essa atividade proporciona aprendizado prático e contextualizado. Habilidade BNCC: EF15HE09.

10. Criação de um Blog sobre Saúde

Os alunos podem criar um blog em grupo onde compartilham dicas de saúde, receitas saudáveis e experiências pessoais. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação digital. Habilidade BNCC: EF15HE10.